FISCALIZAÇÃO

PRF apreende carga de 14 metros de madeira na BR-020, em Formosa

Apreensão ocorreu por causa da falta do documento que permite transporte de produtos florestais

PRF apreende carga de madeira serrada de Angico, em Formosa (Foto: Divulgação/PRF)
PRF apreende carga de madeira serrada de Angico, em Formosa (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no último sábado (20), uma carga de 14 metros cúbicos de madeira na BR-020, em Formosa, na região sudeste de Goiás. Segundo a corporação, o veículo não apresentava a emissão do documento para o transporte de produto florestal.

A carga estava em um caminhão que seguia do estado da Bahia para a capital de Goiás. Nervoso durante a fiscalização, o motorista respondeu aos policiais que a carga se tratava de abóboras. No entanto, ao abrirem a lona, os agentes constataram que se tratava de madeira serrada de Angico.

De acordo com a PRF, a apreensão ocorreu devido a falta do Documento de Origem Florestal (DOF), que permite o transporte de produtos florestais. O veículo com a carga foi apreendido e encaminhado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Vale destacar que o DOF representa a licença eletrônica obrigatória para o transporte, beneficiamento, comércio, consumo e armazenamento de produtos florestais de origem nativa. Conforme a Lei nº 9605/98, a pena para o crime é de seis meses a um ano de reclusão e pagamento de multa.

A identidade do motorista não foi divulgada e, por isso, não foi possível localizar a defesa dele.