PRF e Ibama apreendem aves transportadas sem autorização no DF
Pássaros estavam em boas condições de saúde, sem indícios de maus-tratos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam quatro filhotes de Ring Neck (periquito de colar), um tipo de ave bastante conhecido no Brasil, na BR-020, em Planaltina (DF). A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (3).
Segundo a PRF, as aves eram transportadas em um veículo conduzido por um homem de 40 anos. Durante a abordagem, ele não apresentou autorização para o transporte e a posse dos pássaros.
Em vez disso, o homem disse que comprou os animais em Brasília (DF) por R$ 2 mil e que os levaria para Carinhanha, interior da Bahia. Os pássaros estavam em boas condições de saúde, sem indícios de maus-tratos, conforme o Ibama.
Além de ter as aves apreendidas, o motorista, que não teve a identidade divulgada, foi autuado por introduzir espécime animal no país sem licença expedida por autoridade competente. Os pássaros foram levados pelo órgão.
Aves resgatadas em Goiânia
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) resgatou mais de 80 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente em caixas de papelão, no começo de outubro passado. A polícia chegou até os animais após compartilhamento de informações do 34⁰ BPM com equipes de inteligência do Batalhão Ambiental. Ao abordar um carro em Goiânia e realizar buscas no veiculo, foram encontradas várias caixas com animais.
O motorista do carro foi autuado em flagrante por transportar ilegalmente espécie da fauna silvestre, inclusive aves ameaçadas de extinção e pelo crime de maus tratos. Na ocasião, as 85 aves, sendo 35 araras Canindé e 50 papagaios, foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).