CONSUMIDOR

Procon de Goiás vai notificar empresa que vendeu passagens para Paris por R$ 670 e depois cancelou

O órgão quer saber o motivo do cancelamento de passagens para Paris que haviam sido vendidas por R$ 670 para consumidores goianos

Passageiros com problemas em voo têm direito a reembolso e alimentação; veja como reclamar (Foto: Agência Brasil)
Passageiros com problemas em voo têm direito a reembolso e alimentação; veja como reclamar (Foto: Agência Brasil)

O Procon Goiás informou que irá notificar a companhia aérea espanhola Iberia para prestar esclarecimentos a respeito do cancelamento de passagens áreas promocionais para Paris, na França, que haviam sido vendidas por R$ 670 para consumidores goianos. Caso desobedeça a notificação, a empresa europeia poderá sofrer sanções administrativas.

Conforme o Procon Goiás, a notificação terá como objetivo o esclarecimento da Iberia sobre o cancelamento das passagens aéreas promocionais, de ida e volta, que haviam sido colocadas à venda no dia 28 de dezembro para o trecho Rio de Janeiro-Paris, com escala em Madri,  por U$$ 118 – o que equivale a cerca de R$ 670.

O órgão destacou que a Iberia terá que prestar contas do motivo do cancelamento, quantos consumidores goianos foram afetados e o porquê da demora de 72 horas após a emissão dos bilhetes para fazer o cancelamento. Além disso, o Procon Goiás vai pedir documentos em que constem o preço médio praticado nos últimos seis meses para as viagens do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Paris, incluindo escala em Madri.

“O órgão irá exigir a manutenção da validade dos bilhetes comprados, com base no Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o direito ao cumprimento da oferta”, enfatizou o Procon, que informou que, até o momento, a empresa não apresentou qualquer justificativa legal para o cancelamento.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Iberia sobre o caso e aguardo um retorno.