TRÂNSITO | GOIÂNIA

Prolongamento da Marginal Botafogo será liberado nesta quinta (24)

Após 15 meses de obras, o prolongamento da Marginal Botafogo, em Goiânia, será liberado nesta…

Após 15 meses de obras, o prolongamento da Marginal Botafogo, em Goiânia, será liberado nesta quarta-feira (23). (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Após 15 meses de obras, o prolongamento da Marginal Botafogo, em Goiânia, será liberado nesta quinta-feira (24). A via foi ampliada no trecho que liga a Av. Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, à Av. 2ª Radial, na altura do Setor Pedro Ludovico. Tráfego no local será autorizado após vistoria que será realizada pelo prefeito Iris Rezende e o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Ariel Silveira, agendada para às 11h.

Iniciadas em setembro de 2019, as obras causaram transtornos para os motoristas, que precisaram lidar com o trânsito congestionado no local. O prolongamento da Marginal Botafogo abrange a construção de uma pista de rolamento na margem lateral direita do córrego Botafogo, com aproximadamente 1,7km de extensão.

Além disso, conta com obras de drenagem e recomposição do leito do córrego Botafogo, com canalização, duas alças de acesso à Av. Jamel Cecílio e as pontes da Avenida 2ª Radial.

A obra compõe uma série de contrapartidas da Prefeitura de Goiânia dentro do contrato celebrado pelo município com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, considerado o maior parque linear da América Latina.

Complexo Viário

As obras executadas na Marginal Botafogo compõem também o Complexo Viário da Av. Jamel Cecílio, na região Centro-Sul da capital. O projeto engloba um viaduto em nível inaugurado na terça-feira (22), um elevado e uma trincheira, que estão na fase final das obras.

Após a conclusão do complexo, a Jamel Cecílio deverá passar por meio de um elevado dando fluidez aos veículos que trafegam entre o Jardim Goiás e os setores Sul e Marista. No nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída uma rotatória na rua já existente, e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.