VACINAS

Quatro doses de AstraZeneca em Aparecida de Goiânia são de lote vencido

Quatro doses de vacina da AstraZeneca enviadas para Aparecida de Goiânia estão entre as apontadas…

Brasil recebe 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford neste sábado União Europeia entra com processo contra AstraZeneca por atraso de entrega de vacinas (Foto: reprodução/Agência Brasil)
Em voo secreto, Itamaraty buscou vacinas da Índia por 10% do valor pago pelo Ministério da Saúde (Foto: reprodução/Agência Brasil)

Quatro doses de vacina da AstraZeneca enviadas para Aparecida de Goiânia estão entre as apontadas em reportagem da Folha de São Paulo como parte de lotes vencidos enviados aos municípios brasileiros. No levantamento realizado pelo jornal consta que os imunizantes pertenciam ao lote 4120Z005 e três deles foram enviados para a Unidade Móvel Médica, enquanto um para a Unidade Básica de Saúde Bairro Cardoso.

O envio, no entanto, não quer dizer que as doses tenham sido aplicadas. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não aplicou nenhuma vacina fora do prazo de validade. “O lote citado pela reportagem chegou na cidade no dia 24 de janeiro e foi aplicado no mês de fevereiro. A Secretaria informa que houve um erro no registro da aplicação dessas doses, mas que já regularizou a situação no sistema”, diz a nota.

Segundo levantamento do jornal, menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Goiânia, por exemplo, recebeu 60, todas do lote 4120Z005, que venceu no dia 14 de abril, o mesmo de Aparecida. Mas a prefeitura da capital nega que as doses tenham sido aplicadas.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho. O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação.