AGORA VAI?

Requalificação do Centro de Goiânia será apresentada em julho, garante Rogério Cruz

Implantação ocorrerá ainda nesta gestão, ressalta o prefeito

Centro de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)
Centro de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) garantiu em entrevista ao Mais Goiás entregar ainda no mês de julho o projeto de requalificação e revitalização da região central de Goiânia. O republicano destacou que o texto está praticamente pronto e o setor produtivo já foi comunicado de que, nos próximos dias, a Prefeitura divulgará os detalhes.

A revitalização, de acordo com o republicano, se dará em muitas frentes: desde incentivos fiscais para que empresas possam voltar ao centro da cidade e também para fazer valer a lei das fachadas, que é ignorada por comerciantes da região. Trata-se de um “pacote de incentivos” nas palavras do republicano. 

“Estamos a passos largos para que em breve possamos definir se vamos estabelecer uma data para lançamento do projeto de requalificação do centro de Goiânia, contando com apoio de pessoas que conhecem e sabem toda a história de Goiânia e do seu centro. Em breve, estaremos apresentando”, garantiu ao Mais Goiás

Rogério Cruz em entrevista exclusiva ao portal Mais Goiás (Foto: Walissy Dias/Prefeitura de Goiânia)
Rogério Cruz em entrevista exclusiva ao portal Mais Goiás (Foto: Walissy Dias/Prefeitura de Goiânia)

“Pacote de incentivos”

Rogério Cruz garante que ampliará soluções tributárias para trazer novas empresas a região central da capital. “Incentivos fiscais são os caminhos que tomamos, inclusive, dentro da reforma no Código Tributário. Já encaixamos nessa reforma pontos como esse: incentivos para que as empresas estejam no centro. Isenção de IPTU, benefício a construtoras que vão fazer novas construções no centro; revitalização das fachadas, o que ajuda na requalificação. Tudo isso faz parte de um pacote de incentivos que vamos levar ao centro da cidade”, salientou.

Ainda nesta gestão

Ousado, Rogério mira a capital do Paraná como um modelo de região central ideal para Goiânia. “Curitiba tem um centro moderno, requalificado onde tem Instituições de Ensino que ocupam prédios e salas. Isso é um dos pontos, no caso. Com certeza será feita ainda nessa gestão”, destacou.

Porquê? “Não são coisas absurdas a serem feitas no centro. O que se garante no centro? Primeiro é o incentivo de levar pessoas e o comércio para o centro”, destaca. E cita a região vizinha do Setor Universitário como um modelo de bairro que deu certo, com instituições de ensino implantadas. 

“O Setor Universitário, no período de aulas, tem movimento o tempo todo. O centro pode voltar a ser o centro que nós queremos”, destacou.

Prefeitura vai levar órgãos públicos para a região

Rogério Cruz ainda destaca que o poder público já tomou ações para levar mais movimento ao Centro. “A própria Prefeitura começa a dar o exemplo de ocupar o centro ao tirar a Secretaria de Direitos Humanos de próximo ao Bosque dos Buritis para a Rua 4, onde era o antigo Banco do Brasil”, destaca. 

O mesmo deverá ocorrer com outros órgãos. “Temos um projeto para levarmos a GCM para o centro de Goiânia. A própria Prefeitura de Goiânia já se projeta para ela voltar seus órgãos ao centro de Goiânia. Isso foi uma maneira que nós vimos de poder incentivar as pessoas e empresários a voltarem ao centro”, complementa.