Romaria de Bom Jesus da Lapa une fé e belezas naturais em Terra Ronca
Parque Estadual de Terra Ronca é um dos pontos turísticos mais bonitos de Goiás, com cavernas de tirar o fôlego
Cerca de 4 mil fiéis passaram pelo Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), em São Domingos de Goiás, para participar da tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa – que termina nesta quarta-feira (6). As missas estão acontecendo hoje em frente à caverna que guarda imagens sacras, e onde os devotos depositam itens relacionados à graça que almejam.
A romaria de Bom Jesus da Lapa começou na década de 1920, quando moradores da região instalaram imagens de santos em uma das grutas da área que hoje é o parque. Desde então, a peregrinação acontece todo ano no começo de agosto. Ela é parecida com a festa religiosa de mesmo nome que acontece na Bahia, por uma razão simples: os primeiros fiéis eram baianos recém-instalados na região e quiseram deliberadamente fazer uma nova versão da romaria de Bom Jesus.
No interior da caverna, o visitante vai encontrar muletas, cadeiras de rodas, tênis, além de braços, pernas e cabeças de cera. Sem falar de miniaturas de caminhões, roupas e outros milhares de itens.

Muitos moradores da região têm relatos de bençãos alcançadas. Um deles é Rivaldo Vieira, servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) há oito anos. Ele conta que foi agraciado com a cura de um problema de saúde em 2001.
“Eu enfrentava um problema na garganta, uma sensação de que tinha um caroço. Eventualmente, eu cuspia sangue. Fui a um otorrino em Brasília, que não conseguiu fechar o diagnóstico. Voltei, fiz uma promessa e recebi a curta. Saí do povoado à pé rezei dez Ave-Marias e cinco Pai-Nossos quando cheguei. Hoje estou bem”, diz Rivaldo.

Na gruta do parque de Terra Ronca, há estalactites de onde goteja uma água que, segundo fiéis, é milagrosa. Pessoas se dirigem à passarela e estendem a mão para molhá-la. Uns banham o rosto, outros umidecem uma ferida, e há quem engarrafe um pouco para levar para casa.
Localizado a cerca de 600 quilômetros de Goiânia, o Parque Estadual de Terra Ronca é um dos principais destinos de ecoturismo em Goiás. Criado pela Lei nº 10.879, de 7 de julho de 1989, o parque está situado no município de São Domingos, na região nordeste de Goiás. A unidade de conservação possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares e abriga cavernas, rios subterrâneos, cachoeiras e formações geológicas que são verdadeiras esculturas.
