PATRIMÔNIO

Tradição e fé: desfile de carros de boi encanta fiéis na romaria de Trindade

Desfile teve mais de 430 veículos puxados por força animal

Romaria dos carros de bois é tradição de fé em Trindade
Romaria dos carros de bois é tradição de fé em Trindade (Foto: Afipe)

Um dos momentos mais tradicionais da programação da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, a romaria dos carros de bois aconteceu na manhã desta quinta-feira (3). O cortejo, que também reúne cavaleiros e muladeiros, começou às 7h30, com concentração na Praça da Matriz e percurso até o Carreiródromo.

Vale destacar que a romaria dos carros de bois é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No evento tradicional, antigos veículos de madeira puxados por força animal mostraram o simbolismo da fé popular e são abençoados pelos religiosos.

Ao todo, 432 carros de bois encantaram quem presenciou o desfile, conforme dados da prefeitura de Trindade. Ainda nesta quinta-feira, ocorre a Missa das Obras Sociais Redentoristas, às 17h30, no Santuário Basílica. Às 19h30, haverá participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora, da Arquidiocese de Goiânia, também na Praça do Santuário.

A Romaria do Divino Pai Eterno começou em 27 de junho e segue até domingo (6). Neste ano, o tema da festa é “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos de esperança” e marca os 185 anos da devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade.

Romaria dos carros de bois é tradição de fé em Trindade
(Foto: Jucimar de Sousa)

LEIA TAMBÉM:

Romaria do Divino Pai Eterno chega ao 7º dia com desfile de carros de boi e Trindade é declarada capital simbólica de Goiás