PELO NOVO PREFEITO

Saiba quais as principais obras de Goiânia que devem ser finalizadas em 2021

Pelo menos quatro grandes obras de Goiânia devem ser concluídas apenas no ano que vem,…

Saiba quais são as grandes obras de Goiânia que devem ser finalizada em 2021
Saiba quais são as grandes obras de Goiânia que devem ser finalizada em 2021

Pelo menos quatro grandes obras de Goiânia devem ser concluídas apenas no ano que vem, depois do fim do mandato do prefeito Iris Rezende (MDB). São elas: o complexo viário da Avenida Jamel Cecílio, o Terminal Isidória, além de trecho do BRT e trecho da Avenida Leste Oeste.

Titular da secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos explica caso a caso. Segundo ele, o maior problema do Terminal Isidória – cujos trabalhos começaram no ano passado – foi a pandemia do novo coronavírus, que atrasou todas as obras por falta de materiais. “Não só aqui, mas no Brasil inteiro houve falta de material no setor de construção civil. Aço, tijolos. Até hoje aguardamos entregas de fornecedor”, expõe.

Dolzonan revela que, antes da pandemia, havia material para pronta entrega. Agora leva de 60 a 90 dias.

BRT

Sobre trecho do BRT, na região da avenida Goiás, o secretário lembra que houve uma intervenção Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que paralisou as obras por riscos de anos à Torre do Relógio, que é tombada pelo órgão. Paralisada desde abril, a autorização para o retorno ocorreu em agosto, conforme lembra o secretário.

“Ficamos parados cinco meses, no período de estiagem. Mas o BRT, como um todo, já está 90% pronto, no trecho 2 (do Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, iniciado em 2015).” Sobre prazos, ele explica que negocia com o Ministério Público federal para a conclusão até maio do ano que vem, na nova gestão.

Em relação ao trecho 1 (do Terminal Isidória ao Terminal do Cruzeiro), a ordem de serviço foi dada em 22 de junho deste ano. Enquanto o trecho 2 tem 17 km, este possui 5,7 km, com previsão de entrega de 2 km ainda na gestão Iris. “Vamos levar até a rotatória da Vila Brasília. Vamos entregar assim como o viaduto da Enel, na BR-153 [(que ligará a Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, à Rua 117, no Setor Leste Universitário].”

Complexo Viário e Leste-Oeste

“O viaduto vamos entregar nos dois sentidos, Jamel Cecílio e Marginal Botafogo. Vai ficar faltando parte da rotatória e da trincheira. Estamos executando, mas vai entrar um pouco no ano que vem”, destaca sobre o complexo viário da Avenida Jamel Cecílio.

Sobre o trecho da Avenida Leste-Oeste, Dolzonan detalha que a Seinfra ainda aguarda a aprovação – na região do túnel da BR-153 – da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTC). Contudo, mesmo sem finalizar ele promete uma solução paliativa.

“Um ‘binário’. Quando o condutor passa pela Av. Manchester, no fundo do Residencial Metrópoles, vira a direita e depois à esquerda na rotatória e sai na BR-153. Fazendo o retorno, tem acesso à Av. Ranulfo e pega novamente a Leste-Oeste”, descreve.

O atraso, segundo ele, foi, também, por conta da remoção de casas. “Só tem uma e o juiz já intimou a moradora a sair. Já fizemos todo o sistema de drenagem e estamos pavimentando. O projeto da Leste-Oeste está completo até a divisa de Trindade. E dentro do governo Iris também teremos interligações com pequenos desvios.”

Conclusão

Dolzonan acredita que na primeira metade de próximo ano todas as obras citadas estarão concluídas. “Como todos os candidatos prometeram não desligar as máquinas, deve ficar pronto no primeiro semestre”, estima.

“O dinheiro já está carimbado e é específico para essas obras”, diz e complementa: “Nós não vamos deixar sequer uma obra sem dar funcionalidade.” Durante a entrevista, Dolzonan estava praça dos Bandeirantes para liberar a Avenida Anhanguera nos dois sentidos.