SETOR JAÓ

Saúde investiga infecção por Covid-19 em idosos vacinados em Goiânia

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, está investigando…

Secretaria de Saúde de Goiânia, está investigando uma suposta infecção por Covid-19 em idosos de um abrigo, localizado no Setor Jaó
Secretaria de Saúde investiga infecção por Covid em idosos vacinados, no setor Jaó (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, está investigando supostas infecções por Covid-19 em idosos vacinados que moram em um abrigo localizado no Setor Jaó, na capital. Em nota, a Secretaria afirmou que está acompanhando a situação desde quinta-feira (27), data em que a pasta foi notificada da situação

O Mais Goiás questionou a secretaria a respeito da vacinação dos idosos, bem como o nome da instituição, mas foi informado de que a investigação ainda está no processo de levantamento de dados. A quantidade dos possíveis moradores infectados também não foi revelada.

Eficácia da vacina

Segundo dados da SMS, mais de 201.713 mil idosos receberam a primeira dose da vacina na cidade de Goiânia. Entre eles, 151.744 idosos já se imunizaram com a segunda dose da vacina na capital.

Um estudo feito pelo grupo Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 (Vebra Covid-19) aponta proteção de até 62% da Coronavac em idosos. Segundo o estudo, a eficácia da Coronavac em pessoas de 70 a 74 anos foi de 61,8%; na faixa etária de 75 a 79 anos foi de 49%; e entre pessoas acima de 80 anos, chegou a 28%, todas após 14 dias da segunda dose.

Entretanto, especialistas afirmam que mesmo com as duas doses da vacina ainda há riscos de contaminação. Isso porque o efeito da vacina só será pleno apenas após um mês da segunda dose da imunização e mesmo assim não totalmente, pois nenhum imunizante ainda é 100% eficaz contra o coronavírus.