IPTU de Goiânia já está disponível para pagamento; veja como quitar com desconto
Parcela única já está disponível com desconto de 10%, também é possível parcelar em até 11 vezes

O secretário de Finanças de Goiânia, Valdivino José de Oliveira, tirou dúvidas sobre o IPTU 2025. Segundo ele, os débitos já estão disponíveis para pagamento pelo site da prefeitura e também pelo aplicativo Goiânia 24h. A parcela única já está disponível com desconto de 10% e vencimento somente em 20 de fevereiro. Além disso, é possível parcelar em até 11 vezes por boleto do município ou por cartão de crédito pelo site do Paço. Confira a entrevista na íntegra a seguir.
Entrevista
A partir de que dia os goianienses podem pagar o IPTU?
Secretário de Finanças – Os débitos já estão disponíveis para pagamento no site da Prefeitura de Goiânia e no app Goiânia 24h. Os Correios também já iniciaram a distribuição dos carnês com a parcela única e com a primeira parcela pela cidade. Porém, o vencimento ocorrerá somente em 20/02/2025.
Quando podem pagar a parcela única? Como vai funcionar e qual o valor desconto?
Secretário de Finanças – A parcela única já pode ser paga, com um desconto de 10%. Porém, o vencimento é somente em 20/02.
E o parcelamento, como funciona?
Secretário de Finanças – O parcelamento pode ser feito pelo boleto da própria Prefeitura em 11 vezes com vencimento em 20/02/2025 e parcela mínima de R$ 42,42.
O imposto poderá ainda ser pago pelo cartão de crédito, através do site da Prefeitura de Goiânia, em até 12 vezes, contudo, neste caso, haverá o acréscimo das taxas da operadora do cartão.
Em caso de atraso, o que fazer? Dá para pagar a parcela única com atraso também?
Secretário de Finanças – Em caso de atraso, o contribuinte perde o desconto de 10%, e o valor do imposto é acrescido de juros e multa.
E quem deve anos anteriores?
Secretário de Finanças – Os débitos de anos anteriores, vencidos até 31/12/2023, podem ser pagos à vista ou parcelados com o desconto do REFIS, de até 99% quando à vista, até o dia 28/02, pela internet (quando a vista ou ajuizado) ou em umas das lojas do atende Fácil, mediante prévio agendamento.
E se o cidadão achar que o valor está errado, é possível pedir a revisão?
Secretário de Finanças – Sim. O pedido de revisão poderá ser feito em até 30 dias, a contar do vencimento do imposto, o qual ocorrerá em 20/02/25.
Como é o cálculo para o IPTU desse ano e qual o aumento em relação ao ano passado?
Secretário de Finanças – A regra geral para o cálculo do IPTU deste ano é a mesma acrescida da inflação de 4,87% (IPCA). Exceto casos específicos em que houve alteração na situação fática do imóvel.
Alguma novidade que queira destacar?
Secretário de Finanças – Como forma de garantir o melhor atendimento ao contribuinte goianiense, a partir do dia 10/02, funcionarão duas Centrais de Atendimento do IPTU 2025, sendo uma no Centro de Goiânia, na rua 19, e outra no Paço Municipal.
Algo mais a acrescentar?
Secretário de Finanças – A pontualidade no pagamento do IPTU garante meios financeiros para que a Prefeitura de Goiânia possa executar políticas públicas e converter os valores em atendimento na saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana, entre outros benefícios. Por isso, contamos com os contribuintes goianienses quanto ao pagamento em dia de suas obrigações tributárias.