FOLIA GOIÁS 2026

Segurança e mobilidade marcam preparativos para o pré-Carnaval de Goiânia

De acordo com a prefeitura, a expectativa é de um público superior a 150 mil foliões

Segurança e mobilidade marcam preparativos para o pré-Carnaval de Goiânia
Foto: Alex Malheiros

A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta segunda-feira (26), uma reunião com representantes dos blocos de pré-Carnaval e com o grupo de trabalho municipal responsável pelo planejamento do evento, que será realizado no sábado (7). O encontro teve como objetivo alinhar medidas de segurança, mobilidade urbana e organização dos trajetos.

Durante a reunião, o prefeito Sandro Mabel destacou a estratégia da gestão para a realização de grandes eventos na capital. “Nossa visão é preparar Goiânia para receber grandes eventos. É criar uma cidade que as pessoas falem: ‘pode ir lá que é bom, é bacana, é organizado e é seguro’. Os blocos de Carnaval aqui de Goiânia estão tomando um rumo muito interessante e o pré-carnaval de 2026 em Goiânia vai ser o maior da história, organizado e limpo. Estamos todos envolvidos nesse projeto”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura, estão previstos 20 blocos de rua, entre desfiles com percurso definido e apresentações estáticas, com expectativa de público superior a 150 mil foliões.

O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindbares), Newton Pereira, ressaltou a liberação antecipada dos alvarás. “Pela primeira vez, todos os blocos terão seus alvarás em mãos antes do evento. Isso demonstra que o prefeito está realmente com um olhar diferenciado para o turismo. Deixamos aqui nosso reconhecimento e agradecimento pelo empenho da prefeitura e, com organização e segurança, teremos um crescimento muito grande, tanto do pré-Carnaval quanto do Carnaval de Goiânia”, disse.

Representantes dos blocos também falaram sobre a organização do evento. “Graças a essa parceria, pela primeira vez realizamos a Parada Beer de maneira mais profissional. Parada Beer é um bloquinho das cervejas goianas, que vai fomentar o turismo não apenas no Carnaval, mas no Moto GP também. Vamos mostrar que Goiânia tem cerveja boa e abrir espaço para um olhar mais carinhoso para esse segmento”, afirmou Thiago Franco.

O grupo de trabalho conta com representantes da Agência de Regulação de Goiânia (AR), GoiâniaTur, Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, destacou a importância do evento no calendário da cidade. “O pré-carnaval é o maior evento turístico gratuito e aberto à comunidade goianiense e aos turistas. Nós estamos otimistas esse ano, graças à parceria do prefeito Sandro Mabel com o Governo de Goiás. O pré-carnaval já vai se consolidar como um dos mais importantes eventos da capital, atraindo turistas do estado inteiro e de outros”, afirmou.

Além dos blocos de rua, o pré-Carnaval contará com a programação do Folia Goiás 2026, na Avenida 85, com shows de Léo Santana, Guilherme & Benuto, Dennis DJ e atrações regionais, além de um trio elétrico de 25 metros produzido na Bahia.