Sindicato quer saber quem são os servidores de Goiânia afastados com atestado
Documento enviado ao município pede detalhamento da situação

O Sindicato dos Trabalhadores do município de Goiânia (SindiGoiânia) quer saber quem são os servidores da capital afastados com atestado. Na quarta-feira (15), eles enviaram um ofício à administração municipal em que solicitam “que seja determinado ao departamento pertinente fazer um levantamento do número de servidores que hoje estão afastados para tratamento de saúde, divididos por órgão de lotação e nos fornecer para que possamos passar para a imprensa a realidade da prefeitura”.
Este documento foi enviado após reportagem que apontava investigação do Ministério Público de Goiás (MPGO) sobre denúncia de mais de 20 mil servidores afastados. Ao Mais Goiás, o órgão confirmou que “existe uma investigação em andamento na 50ª Promotoria de Goiânia que apura ‘suposta má gestão de afastamentos temporários (licença saúde e outros) no âmbito da Junta Médica do Município de Goiânia’. A apuração ainda está em fase inicial”. Sobre o montante, o MP diz que ele consta da representação feita ao órgão. Contudo, “apurar o quantitativo correto é o objetivo da própria investigação da promotoria”.
Presidente do SindiGoiânia, Ronaldo Gonzaga afirmou ao Mais Goiás que o número de servidores afastados não chega a 800 e que esse montante citado foi de 5 anos, período da pandemia da Covid, quando muitos ficaram doentes. “A prefeitura tem 28 mil servidores. A máquina não funcionaria sem 21 mil.” Ele reforça, contudo, que quem estiver comprovadamente errado deverá ser punido.
Mas, de volta ao ofício, trecho do texto diz: “A nossa preocupação é com a verdade e o que estamos vendo são afirmações de números estrondosos de servidores de licença, sendo que já apontaram ter mais da metade dos servidores da prefeitura afastados para tratamento de saúde; o que não é verdade.” O portal procurou a prefeitura de Goiânia para saber se recebeu o ofício e se já tem uma posição sobre ele. Caso haja retorno, essa matéria será atualizada.