Tempestades persistem em Goiás até domingo e colocam 189 municípios em alerta
Chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo devem marcar os próximos dias. Goiânia segue com risco de novos transtornos
As tempestades devem continuar atingindo Goiás até o próximo domingo (4), com previsão de chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo em 189 municípios do estado. A condição climática é provocada pela combinação entre calor, alta umidade e o avanço de uma frente fria pela Região Sudeste do país, que influencia o tempo no Brasil Central.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o deslocamento da frente fria contribui para a formação e organização de nuvens carregadas sobre o estado. Segundo ele, mesmo com a organização da nebulosidade, a atmosfera segue quente e abafada, “o que favorece a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de tempestades”.
Para esta sexta-feira (02), a previsão em Goiânia indica sol intercalado com aumento de nuvens e possibilidade de tempestades isoladas ao longo do dia. O volume de chuva pode chegar a 50 milímetros, com ventos de até 50 km/h e chance de granizo. A temperatura máxima pode alcançar 32 °C, enquanto a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 90%.
A capital já registrou estragos recentes causados pela chuva. Na terça-feira (30), uma tempestade com ventos fortes provocou quedas de árvores e danos a estruturas de casas. Imagens mostram uma árvore caindo sobre um carro e o desabamento do toldo de um estacionamento no Setor Morada do Sol. De acordo com o Cimehgo, a região noroeste de Goiânia, onde fica o bairro Jardim Curitiba, concentrou o maior volume de chuva, com 40 mm. As regiões norte e sudoeste registraram 16,4 mm e 15 mm, respectivamente.
Chuva cancela festa de réveillon em Goianira
Em Goianira, a forte chuva registrada na manhã de quarta-feira (31) causou prejuízos e levou ao cancelamento da festa de réveillon, que aconteceria no Lago Municipal. Em nota, a prefeitura informou que não houve feridos e que os danos foram apenas materiais, atingindo estruturas montadas para o evento.
Municípios sob risco
Além de Goiânia e Goianira, cidades de diferentes regiões do estado estão sob alerta para tempestades, incluindo Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Catalão, Ipameri, Inhumas, Goiás, Iporá, entre outras.
A recomendação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos, evite locais abertos durante as tempestades e redobre a atenção em áreas sujeitas a alagamentos e quedas de árvores ou estruturas.