HOMENAGEM

Três anos depois de lei sancionada, placa com nome de Washington Novaes é instalada no Parque Areião

O projeto de lei foi sancionado por Rogério Cruz no dia 21 de julho de 2021

Parque Areião Washington Novaes com nova placa instalada (Foto: Domingos Ketelbey - Mais Goiás)

Após quase três anos da sanção da lei que renomeou o Parque Areião em homenagem ao jornalista Washington Novaes, a Prefeitura de Goiânia finalmente instalou uma placa com o nome do homenageado, em uma das entradas do local nesta quinta-feira (23). A homenagem era cobrada pela família do ambientalista desde que o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), sancionou o projeto ainda em 2021.

Filho do jornalista, o produtor cultural Pedro Novaes, ficou sabendo da instalação da placa ao ser provocado pela reportagem do Mais Goiás. “Foi uma ótima surpresa. Vínhamos cobrando há algum tempo. Minha mãe chegou até a publicar uma carta há uns dois meses atrás reclamando dessa demora. As identificações que tinham eram pequenininhas. Agora com isso, a gente fica feliz que a homenagem fica completa. Isso é muito importante para preservar a sua história e memória”.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) informou que a placa será oficialmente entregue em um evento no dia 3 de junho, data em que Washington Novaes completaria 90 anos. A cerimônia fará parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e contará com a presença do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). A expectativa é que até lá, outras duas placas sejam instaladas nas demais entradas do parque.

A Agência também destaca que uma ponte interna, localizada na trilha usada por educadores ambientais, também será inaugurada durante a Semana do Meio Ambiente de Goiânia. O projeto de lei que alterava o nome do parque para Parque Areião Washington Novaes foi sancionado por Rogério Cruz no dia 21 de julho de 2021. Desde então, a família cobrava uma placa a altura.

Washington Novaes, falecido em 2020, foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental no Brasil. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes veículos de comunicação, como a Rede Manchete e na Rede Globo, onde foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional. Recebeu diversos prêmios por seu trabalho em defesa do meio ambiente.