AEDES AEGYPTI

Turvânia é o único município com ‘alto risco’ de dengue em Goiás

O município goiano de Turvânia, a cerca de 100 km de Goiânia, é o único…

Goiânia registra aumento de 900% em casos de dengue (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

O município goiano de Turvânia, a cerca de 100 km de Goiânia, é o único do estado inteiro a receber a classificação de alto risco quanto ao coeficiente de incidência de dengue. Segundo dados do governo de Goiás, divulgados na plataforma Dengue, Turvânia teve 14 notificações de dengue entre a última semana de 2020 e as três primeiras semanas de 2021. Levando em conta sua população de 4.633, o número representa uma incidência de 302 por 100 mil habitantes.

O grau de risco de cada município, dividido em baixo, médio e alto, é classificado com base na incidência por 100 mil habitantes. Na tabela elaborada pelo governo de Goiás, alimentada com dados enviados pelos municípios, Turvânia é o único entre os 246 municípios que tem a classificação vermelha de alto risco.

Ainda segundo os dados, 12 municípios apresentam a classificação de médio risco. São eles: Joviânia, São Luís de Montes Belos, Cristalina, Campinorte, São João da Paraúna, Serranópolis, Córrego do Ouro, Perolândia, Mutunópolis, Guarani de Goiás, Goiás e Aporé.

Cabe ressaltar que o número se refere aos casos notificados e não necessariamente confirmados.

O que diz a Prefeitura de Turvânia

Procurado pelo Mais Goiás, o gerente de endemias de Turvânia, Waldir Soares, justificou a classificação dizendo que o número se trata de casos notificados, e que nenhum caso foi confirmado no município neste ano.

Ainda conforme o gerente, o trabalho de combate aos focos de dengue é contínuo na região.