TEMPESTADES

Vai chover muito em Goiás até o réveillon, diz previsão

Goiás é um dos três estados do Brasil que devem registrar mais chuva, ao lado de Rondônia e Mato Grosso

Últimos dias até o réveillon serão de muita chuva em Goiás, diz previsão (Foto cedida ao Mais Goiás)
Últimos dias até o réveillon serão de muita chuva em Goiás, diz previsão (Foto cedida ao Mais Goiás)

O Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas da Semad (Cimehgo) divulgou um mapa que revela previsão de chuva intensa no Estado até o réveillon. O mapa mostra que as precipitações nas próximas duas semanas (sobretudo entre 25 e 31 de dezembro) devem chegar a um volume acumulado de 150 a 500 milímetros, índice que é considerado muito elevado.

Goiás é um dos três estados brasileiros em que mais deve chover no período, ao lado de Rondônia e do Mato Grosso. O cenário climático é dominado pela influência do fenômeno La Niña, que está intensificando a formação de corredores de umidade e elevando o volume de precipitação, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Em razão da previsão, o Estado acionou um alerta amarelo e tornou públicos os potenciais riscos associados às tempestades que vêm por aí: rajadas de vento acima de 60 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos localizados e raios.

Os temporais podem causar uma precipitação de mais de 50 mm/dia, o que costuma causar problemas em cidades com sistema de drenagem ruim, como Goiânia, mas a tendência é que a média fique entre 20 e 30 mm por dia.

Alerta para alagamentos

A Defesa Civil emitiu, na manhã do dia 13 de dezembro, um alerta emergencial para risco de alagamentos bruscos em Goiânia. A mensagem foi enviada diretamente aos celulares da população e orienta que motoristas e pedestres evitem transitar pela região da Rua-87, no Setor Sul, Marginal Botafogo e outros pontos da cidade com histórico de alagamento. Em caso de emergência, o órgão reforça que o telefone para contato é o 193.

O aviso faz parte de um novo sistema de alerta sonoro que passou a ser utilizado em Goiânia. Sempre que houver risco real e imediato de chuva forte, tempestade ou alagamento, moradores vão receber a notificação automaticamente no celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. A tecnologia identifica a localização do usuário e envia a mensagem em tempo real.

A preocupação das autoridades aumenta diante de ocorrências recentes registradas na capital. No dia 6 de dezembro, um homem precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros após o carro em que estava ficar submerso na Marginal Botafogo, um dos pontos mais críticos da cidade em dias de chuva intensa.

No mesmo dia, uma adolescente de 13 anos, identificada como Sarah Jamilliy Silva Costa, foi resgatada depois de ficar presa debaixo de um carro durante um alagamento no Setor Pedro Ludovico, região do Parque Amazônia. A jovem teve dificuldade para respirar e chegou a ficar desacordada. Sarah foi encaminhada ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde permanece internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).