QUESTIONAMENTOS

Veja perguntas e respostas sobre vacinação de crianças contra Covid-19 em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia elaborou uma série de perguntas e respostas sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19

Técnicos da Anvisa recomendam aprovar uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos (Foto: Agência Brasil)
Técnicos da Anvisa recomendam aprovar uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Goiânia segue vacinando crianças contra a Covid-19 na capital. Hoje, quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou crianças de 10 anos em 15 salas de vacinação espalhadas em unidades de saúde pela cidade. Para afastar receios e elucidar o esquema vacinal, a prefeitura elaborou uma série de perguntas e respostas da vacinação de crianças.

Veja abaixo as principais:

– Crianças de quais idades podem se vacinar contra a Covid-19?

No Brasil, a Anvisa aprovou a vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos. A aplicação da dose pediátrica do imunizante segue calendário e, atualmente, tem doses disponíveis para as crianças de 10 anos que moram na capital.

Vale destacar que, hoje (20), a Anvisa também aprovou o uso da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. No entanto, ainda não há informações sobre o uso desse imunizante em Goiás.

– O que é preciso levar ao ponto de vacinação?

É preciso apresentar o Cartão de Vacinas, documentação pessoal da criança (RG, CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.

– Somente os pais podem levar as crianças para vacinar?

A SMS destacou que os pais podem preencher uma autorização para que outras pessoas (tio, avós, etc) acompanhem a criança. O documento está disponível no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br/imunizagyn).

– Como saber se a vacina aplicada é a pediátrica?

Conforme a SMS, a vacina aplicada em crianças é diferente e é “muito fácil confirmar pois a tampinha do frasco é laranja, indicando que essa é a vacina para crianças”. “Os profissionais de saúde devem mostrar ao responsável que acompanha a criança que se trata da vacina contra a Covid-19, frasco na cor laranja, específica para crianças entre 5 a 11 anos”, informou.

– A vacina contra a Covid-19 pode ser administrada concomitante a outras vacinas do calendário infantil?

A SMS ressaltou que, seguindo orientação de Nota Técnica, “as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias”.

– Após a vacinação, as crianças podem deixar de usar máscara?

Não. Após receber o imunizante a máscara ainda é necessária, assim como a higienização correta das mãos e todo os cuidados.

– Crianças também precisam tomar a segunda dose?

Sim. “A vacina contra a Covid-19 é nova e cada vez mais as doses são feitas para garantir a segurança das pessoas. Por isso, as crianças também vão tomar a segunda dose”, disse o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso.

– A vacina ocasiona reações em crianças? Traz riscos às crianças?

Toda vacina pode causar algum tipo de reação como dor, inchaço, febre, dor de cabeça e calafrios. Os pais ou responsáveis devem procurar atendimento médico caso a criança apresente alguma reação inesperada.

Contudo, a SMS enfatiza que a vacina foi testada, “é segura e eficaz na prevenção da forma grave e potencialmente fatal da doença”. “A vacina que as crianças estão recebendo é segura, eficaz, tem comprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e salva vidas”, afirma Durval Pedroso.

– A vacina impede que as crianças sejam contaminadas com a Covid-19?

Não. A vacina protege contra as formas graves da doença. “Ainda pode acontecer de a criança ser contaminada, mas será uma doença mais branda, que não vai colocar a vida dela em risco. Por isso é tão importante vacinar”, conclui a SMS.