Verão começa neste domingo (21); veja onde mais choveu em Goiás na véspera
Verão começou no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2026; previsão é de muito calor durante estação
O sábado (20) que antecedeu o início do verão foi de muita chuva em Goiás. De acordo com o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas da Semad, o Cimehgo, os três municípios que registraram maior precipitação foram São Luiz do Norte, com 75mm; São Francisco de Goiás, com 74,2 mm; e Guarinos, com 64,6mm; Na sequência, vêm Buriti de Goiás, Adelândia, Alto Horizonte, Divinópolis, Cezarina, Santa Bárbara e Bom Jardim de Goiás.
Completam o ranking Campo Limpo, Mossâmedes, Amaralina, Itapuranga e Nova Iguaçu de Goiás. A duração média das chuvas foi de 38 minutos. Os dados foram colhidos entre as 7h da manhã do sábado e as 7h deste domingo (21).
O Cimehgo também ranqueou os bairros de Goiânia com mais chuva nesse mesmo período. No topo ficou o Parque Atheneu, na região Leste, com 22 milímetros de precipitação. segundo por Jardim Curitiba (14,6 mm), na região Noroeste; Jardim Botânico (8 mm), na região Sul; conjunto Vera Cruz (6,2 mm), na região Oeste; e Parque Amazônia (5,4 mm), na região Sudoeste.
A sequência da lista tem Vila Brasília, na região Sul; Jardins Madri, na região Sudoeste; Vila Mutirão, na região Noroeste; Vila Pedroso, na região Leste; Morro do Mendanha, na região Noroeste; Eldorado, na região Oeste; Jardim América, na região Sul; Cidade Jardim, na região Oeste; Morro da Serrinha, na região Sul; e Campinas, na região Oeste. A duração média das chuvas em Goiânia foi de 20 minutos.
Início do verão
O verão começa oficialmente no início da tarde deste domingo (21) no Brasil, e a previsão dos meteorologistas é de que a estação deve ser mais quente do que o padrão e com menos probabilidade de ocorrência de chuvas. O período se estende até o dia 21 de março de 2026.
Segundo o Climatempo, é um período marcado pelas altas temperaturas em todo o país, fator que torna os dias mais longos que as noites, com instabilidades nas condições de tempo, o que facilita a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, ventos de moderados à fortes e descargas elétricas.