Via Sacra na GO-060 foi construída há 50 anos e se tornou símbolo da Romaria de Trindade
A via sacra está localizada na GO-060 e é composta por 14 estações que representam os passos da Paixão de Cristo
Construída há cerca de 50 anos, a Via Sacra da Rodovia dos Romeiros (GO-060) é hoje um dos grandes símbolos da fé dos peregrinos que caminham de Goiânia até Trindade durante a Romaria do Divino Pai Eterno. Composta por 14 estações que representam os passos da Paixão de Cristo, a estrutura foi inaugurada em 1988, no Governo de Henrique Santillo, com o objetivo de oferecer um espaço de oração, penitência e reflexão aos milhares de fiéis que percorrem a estrada a pé todos os anos. Em 2010, as estações foram restauradas para preservar sua importância histórica e religiosa.
A tradição da caminhada a pé, no entanto, é mais antiga. De acordo com o historiador Paulo Afonso, há relatos desde o século XIX, como o episódio em que Constantino Xavier percorreu a pé o trajeto entre Pirenópolis e Trindade levando uma imagem de madeira do Divino Pai Eterno. A prática se intensificou entre as décadas de 1960 e 1970, quando grandes grupos organizados passaram a caminhar de Goiânia até Trindade, especialmente após a pavimentação da rodovia e a construção da passarela dos Romeiros, na década de 1990.
Veja mais: Romaria de Trindade terá mais de 200 celebrações em 10 dias
Saiba quais são as promessas que fiéis mais fazem na Romaria do Divino Pai Eterno
Padre João Bosco, coordenador da Pastoral dos Carreiros, explica que essa peregrinação estruturada começou há cerca de 50 anos. “No final da década de 60 e começo da de 70, já havia um número expressivo de romeiros vindo a pé. Com a construção da Via dos Romeiros e da Via Sacra, esse número cresceu muito. Hoje temos uma estrutura gigantesca, em constante melhoria, e estamos construindo um novo santuário para acolher ainda melhor os devotos do Pai Eterno”, afirma.
Ainda conforme explica o padre, a Romaria do Divino Pai Eterno, que era inicialmente restrita à população local, cresceu ao longo das décadas e se tornou a maior manifestação religiosa do Centro-Oeste e uma das mais relevantes do Brasil. A evolução da infraestrutura acompanhou esse crescimento: da capela de folhas de buriti construída no século XIX, veio a Igreja Matriz em 1912, a Basílica iniciada em 1943 e elevada a Basílica Menor em 2006. Atualmente, está sendo construída a chamada ‘Nova Casa do Pai’, que contará com o Vox Patris, maior sino que badala no mundo.
Leia também: Em noite emocionante, Vox Patris badala pela primeira vez em Trindade