Romaria de Trindade terá mais de 200 celebrações em 10 dias
Programação inclui alvoradas, missas, novenas, batizados e confissões

A Romaria do Divino Pai Eterno, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, começa nesta sexta-feira (27/6) e promete reunir mais de 5 milhões de fiéis até o encerramento, no dia 6 de julho, em Trindade (GO). Ao longo dos 10 dias de festa, estão programadas mais de 200 celebrações, entre alvoradas, missas, novenas, batizados e confissões. A estimativa é que o evento movimente cerca de R$ 60 milhões na economia local.
Segundo a Associação Filhos do Pai Eterno, a programação litúrgica será intensa e constante, com missas e celebrações em vários horários (confira mais detalhes aqui). Ainda conforme a Afipe, durante os 10 dias de Romaria, o Vox Patris, considerado o maior sino que badala no mundo, tocará diariamente às 4h55 e às 18h.
Leia mais: Primeiro sino Vox Patris teve fundição malsucedida; entenda
Em noite emocionante, Vox Patris badala pela primeira vez em Trindade
História da Romaria
Em 2025, a festa completa 185 anos de história e fé. A origem da Romaria é datada de 1840, quando Ana Rosa e Constantino Xavier, lavradores do povoado de Barro Preto – atual Trindade –, encontraram às margens de um córrego um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Considerado milagroso pela população local, o objeto logo se tornou símbolo de devoção.
A primeira Romaria teve início quando Constantino Xavier decidiu encomendar uma imagem maior da Santíssima Trindade em Pirenópolis. Sem recursos para pagar a obra, deixou seu cavalo como forma de pagamento e retornou a pé para Trindade, gesto que ficou marcado como símbolo de fé e sacrifício.
LEIA MAIS SOBRE A ROMARIA: