Vídeo mostra agressão de policiais contra cliente de bar em Luziânia; assista
Ao Mais Goiás, a PM afirmou que o homem desrespeitou os policiais
Um vídeo gravado na noite de quinta-feira (31) pelo proprietário de um bar no Jardim Ingá, região do Entorno do Distrito Federal, mostra policiais militares agredindo um frequentador do estabelecimento. Nas imagens, é possível ver os policiais batendo no homem abordado. Segundo o dono do bar, os socos e pontapés continuaram durante o trajeto até a delegacia, para onde a vítima foi conduzida.
O responsável pelo bar afirma que não houve resistência por parte do cliente, e que a ação policial foi desproporcional e truculenta. Testemunhas que estavam no local também registraram a ação e relatam que o homem não ofereceu resistência.
O Mais Goiás procurou a Polícia Militar de Goiás para esclarecer os fatos. Em nota oficial, a PM informou que foi acionada por populares devido a denúncias de um motociclista realizando manobras perigosas na via, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. Segundo a corporação, durante a abordagem, o motociclista teria se exaltado e desrespeitado os policiais, chegando a desferir um soco contra os agentes, o que teria justificado o uso moderado da força para conter o indivíduo.
A Polícia Militar acrescentou que o homem foi conduzido ao CIOPS, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de desacato. Além disso, após tomar conhecimento das imagens que circulam nas redes sociais, a PM determinou a abertura de um procedimento interno para apurar a conduta dos policiais envolvidos e verificar a conformidade da ação.
A corporação ressaltou seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito aos direitos fundamentais, afirmando que pauta sua atuação nos princípios legais e institucionais.
Nota completa PM
“A Polícia Militar de Goiás informa que foi acionada por populares para realizar a abordagem de um motociclista que estaria, realizando manobras perigosas na via, colocando em risco sua própria vida e a de terceiros.
Durante a abordagem, o motociclista se exaltou e passou a desrespeitar a equipe policial, chegando a desferir um soco contra os militares, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao CIOPS e foi lavrado em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de desacato.
Após a PMGO tomar ciência de imagens e registros que passaram a circular em redes sociais, foi determinada a abertura de procedimento apuratório com o objetivo de esclarecer os fatos e verificar a conformidade da atuação policial.
A Polícia Militar de Goiás reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito aos direitos fundamentais, pautando sua atuação nos princípios legais e institucionais.”
LEIA TAMBÉM:
- Homem tem traumatismo craniano após ser agredido por PM durante festa em Americano do Brasil
- Morador de rua apanha da PM após pedir comida em lanchonete de Formosa