ESTUDOS

Zona 40: projeto que aumenta limite de velocidade no Centro de Goiânia enfrenta resistência

Sete meses após anunciar a medida, prefeito diz que projeto segue em estudos

Mabel ainda deseja ampliar velocidade no centro de Goiânia: Zona 40 pode virar Zona 50 (Foto: Divulgação)

O plano que pretende ampliar para 50 km/h o limite de velocidade da chamada Zona 40, no Centro de Goiânia, enfrenta entraves, conforme o prefeito Sandro Mabel (UB). Sete meses após indicar a possibilidade da mudança, o gestor afirmou que a proposta segue em estudo, mas admitiu que ainda enfrenta resistência “de alguns técnicos”.

“Bem, a minha intenção é essa. Nós temos alguma resistência de alguns técnicos. Nós mandamos fazer um estudo mais aprofundado em cima disso daí, mas a velocidade de 50 é uma velocidade segura. Eu acredito que, quando formos mexer na sincronização da região central, nós iremos sim passar para 50”, declarou Mabel, em entrevista ao Mais Goiás.

‘Zona 50’: Impactos no trânsito

De acordo com ele, o estudo em andamento analisa os impactos que a alteração pode provocar no trânsito, no número de acidentes e em outros fatores relacionados à segurança viária. “Existe ainda resistência a isso. Então, acabando o estudo de impacto que isso pode dar no trânsito, em acidentes e uma série de coisas”, acrescentou.

A chamada “Zona 40” foi implementada em 2022, ainda na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD), como parte de um pacote de medidas para reduzir acidentes na região central da cidade.

Questionado sobre a mudança, o titular da secretaria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura de Goiânia (SET), endossou a fala de Mabel e rejeitou que haja implicações políticas na medida. “Não há interferência política. O que há são, como o prefeito falou, resistência de alguns técnicos. Então, estamos ainda debruçando estudos para que possamos fazer uma escolha segura e eficiente à população”, salientou.