COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Jovair e Henrique Arantes vão se filiar ao Solidariedade de olho na eleição para deputado federal em 2026

De saída do MDB e Republicanos, Arantes se filiam ao Solidariedade para disputar mandato em Brasília

Jovair vai coordenar campanha de Henrique Arantes na candidatura à deputado federal em 2026 (Foto: Divulgação)

O ex-deputado estadual Henrique Arantes confirmou à coluna que vai trocar o MDB pelo Solidariedade para disputar uma vaga de deputado federal em 2026. A mudança também envolve o pai, Jovair Arantes, ex-deputado federal e ex-secretário de Governo da gestão Rogério Cruz, hoje filiado ao Republicanos, que também migrará para a nova sigla. Jovair será o coordenador da campanha do filho e ajudará a estruturar as chapas do partido em Goiás e em outros estados.

À coluna, Henrique afirmou que recebeu o convite do presidente nacional do Solidariedade, o deputado federal por São Paulo, Paulinho da Força, e do dirigente goiano Denes Pereira.

De acordo com ele, a decisão de mirar Brasília ocorreu após uma avaliação interna da família sobre os erros da eleição passada, quando Jovair disputou vaga na Câmara dos Deputados e ele buscou a reeleição à Assembleia Legislativa. Contudo, ambos não conseguiram à vitória nas urnas.

“Na eleição passada, lançar duas candidaturas ao mesmo tempo nos desgastou. Agora decidimos que apenas um vai concorrer, e o nome será o meu”, explicou.

Henrique, que exerceu três mandatos como deputado estadual, disse que chegou a planejar o retorno à Alego, mas avaliou que seu espaço agora está em nível federal. “Até hoje eu tenho um respeito muito grande dentro da Assembleia, mas acho que já passou o momento de ser estadual. Brasília é onde as coisas acontecem. Questões como Código Penal, Código de Trânsito, meio ambiente e comunicação são todas tratadas lá, e eu sempre trabalhei nesse sentido mesmo como estadual”, afirmou.

A estratégia inicial é mapear apoios no interior e resgatar bases eleitorais já consolidadas da família. Henrique destacou que pretende organizar um evento de filiação ainda neste ano, seguido do lançamento da pré-candidatura em 2026. “Estou conversando com lideranças de várias regiões, organizando o plano de ação para ampliar a capilaridade que já temos. Vamos começar com o que construímos até aqui e buscar novos apoios”, disse.

Apesar de estar fora da disputa, o papel do pai, Jovair, será fundamental na formatação das chapas proporcionais do Solidariedade. O ex-parlamentar, que exerceu oito mandatos consecutivos na Câmara Federal, usará sua experiência para ajudar a sigla a atrair lideranças em Goiás e em outros estados. “Ele vai colaborar na montagem das chapas estaduais e federais, aproveitando o relacionamento que tem em Brasília e em diferentes regiões do país”, destacou Henrique.