Mabel vai recriar Escritório de Prioridades Estratégicas e avalia mudanças no primeiro escalão
Pasta existiu durante a gestão Rogério Cruz (SD)
Extinto no começo da gestão, durante a reforma administrativa promovida por ele próprio, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) pretende recriar o Escritório de Prioridades Estratégicas, estrutura responsável por desburocratizar processos e articular projetos entre diferentes órgãos da administração municipal. O novo titular da pasta será o arquiteto Ariel Silveira de Viveiros, nomeado nesta terça-feira (8) como secretário particular no gabinete do prefeito.
Ariel já integrava a gestão e conhece bem a dinâmica do Escritório: foi secretário-executivo da pasta nas gestões anteriores e também atuou na assessoria do vice-governador Daniel Vilela (MDB), antes de retornar à Prefeitura na atual administração.
A recriação do órgão deve constar em uma mini-reforma administrativa que Mabel pretende encaminhar à Câmara Municipal no primeiro trimestre de 2026. Até lá, Ariel exercerá suas funções como secretário particular, com a missão de alinhar projetos estratégicos entre as secretarias, agilizar trâmites internos e dar maior coesão às ações prioritárias do governo.
De acordo com auxiliares do prefeito, além de institucionalizar o novo órgão, a reforma deverá promover mudanças no primeiro escalão, aproveitando a aproximação do calendário eleitoral. “É natural que o prefeito oxigene a equipe e ajuste nomes que talvez não estejam entregando na velocidade esperada”, afirmou uma fonte do Paço.
Alguns secretários, inclusive, avaliam disputar cargos nas eleições de 2026. “Com isso, o prefeito será forçado a realizar substituições. Abril é o prazo para desincompatibilização e Mabel deve aproveitar esse momento para fazer alterações importantes na administração”, avalia outro auxiliar.