Troféu Jaburu

“Apoio e incentivo de Marconi à cultura são admiráveis”, afirma Stepan Nercessian ao receber o Troféu Jaburu

O ator goiano Stepan Nercessian afirmou nesta sexta-feira, 17, ao receber o Troféu Jaburu, que…

O ator goiano Stepan Nercessian afirmou nesta sexta-feira, 17, ao receber o Troféu Jaburu, que o governador Marconi Perillo (PSDB) “sempre demonstrou bem querer às artes” e que as ações e programas que a administração estadual em prol da cultura são “admiráveis”. O artista, um defensor e ativista de sua área, premiado com o Troféu Jaburu, afirmou que o apoio e o incentivo de Marconi à cultura são modelos para o Brasil.

“A cultura é o setor mais importante da nossa vida e Marconi sabe reconhecer e valorizar esse sentimento, que é de milhares de goianos e brasileiros”, disse Stepan, que é natural de Cristalina e completou 47 anos de carreira em 2017. “Marconi é um grande governador, e também um querido amigo de muito tempo. A minha admiração por todo o apoio e incentivo, por todo o bem querer que ele demonstrou às artes”, disse o ator ao receber o Jaburu, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura, no Palácio das Esmeraldas.

“Estou muito alegre e emocionado. É uma homenagem que me orgulha muito. Receber um troféu cuja primeira pessoa que o recebeu foi a nossa amada poetisa Cora Coralina”, afirmou Stepan, sobre a decisão do Conselho Estadual de Cultura de conceder-lhe o Jaburu. “Marconi é um grande governador, e também um querido amigo de muito tempo. A minha admiração por todo o apoio e incentivo, por todo o bem querer que ele demonstrou às artes”, declarou. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro também disse que Marconi é o governador que sempre apoiou com garra e dedicação a área da cultura.

Marconi agradeceu as palavras de reconhecimento de Stepan, ressaltando a importância de sua trajetória para a valorização da classe artística de Goiás, e disse que se dedicou “de corpo e alma a realizar governos que efetivamente valorizaram a cultura”. Marconi lembrou que Goiás é o segundo Estado que mais investe em cultura em termos absolutos. “Muitos outros Estados, apesar de serem mais ricos, não investem em cultura como nós investimos”, observou.

Além de entregar o Prêmio Jaburu, a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura, Marconi também homenageou mais 32 pessoas com medalhas de mérito cultural e destaque cultural do ano. Os nomes foram selecionados pelo Conselho Estadual de Cultura, que definiu 2017 como o ano cultural Belkiss Spenzièri, uma homenagem ao legado da renomada musicista goiana, que morreu há 12 anos.

Com relação à escolha de Belkiss para representar o ano de 2017, Marconi ressaltou que a musicista era uma mulher extraordinária, que se dedicou à pesquisa, à música erudita, e à música clássica brasileira. “Tive o privilégio de assistir Belkiss tocar pela última vez. São duas homenagens que, aliadas às outras que estamos entregando, transformam essa noite em uma noite muito especial”, definiu.