EXPOSIÇÃO DE ARTE

Após 2 anos de pausa, MAC retoma atividades com mostras simultâneas e entrada franca

Após dois longos anos de pausa por conta da pandemia, o Museu de Arte Contemporânea…

Museu de Arte Contemporanea de Goias anuncia retomada com duas exposições simultâneas
As mostras ficam disponíveis até 27 de maio (Foto: Divulgação - Cauê Moreno)

Após dois longos anos de pausa por conta da pandemia, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) finalmente anuncia a retomada de suas atividades. Para celebrar o momento, o espaço sedia duas exposições simultâneas, com acesso gratuito para o público.

A primeira é “Fayga Ostrower: diálogos ativos”, uma mostra que abrange vida e obra da artista polonesa, naturalizada no Brasil. A segunda é  “Conversas: resistência e convergência”, uma mostra coletiva de artistas do Planalto Central.

A abertura acontece às 20h desta quinta-feira (31/3) no MAC, que fica situado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. As mostras ficam disponíveis para visitação do público até o dia 27 de maio, de terça a sexta das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Museu de Arte Contemporânea de Goiás apresenta obras da artista Fayga Ostrower 

Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower nasceu na Polônia, mas veio para o Brasil ainda muito jovem, como refugiada. Encontrou-se nas artes e começou a produzir um trabalho que rompia com o figurativismo, mergulhando no abstracionismo.

De acordo com Cinara Barbosa, curadora da mostra, o objetivo é inserir o Museu de Arte Contemporânea de Goiás nas celebrações ao centenário da artista, e ao mesmo tempo apresentar o trabalho genial de Fayga ao público local.

Museu de Arte Contemporanea de Goias anuncia retomada com duas exposições simultâneas

O museu está localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação – Secult Go)

“O que eu trago nessa curadoria é buscar sinalizar a face dessa artista, mulher, como uma intelectual preocupada em, além de criar, pensar e falar sobre arte”, comenta

“A proposta é apresentar um pouco tanto da produção gráfica da Fayga, como criar uma sala de conversa, uma sala de estudos. E que o MAC tenha a possibilidade de estimular campos de estudo em relação à obra dela para refletir e produzir arte”, finaliza a curadora.

Para os fãs da artista plástica Fayga Ostrower, ou para aqueles que quiserem conhecer seu trabalho, a mostra ficará disponível no mezanino do MAC, com a exibição de 45 trabalhos doados pelos filhos da artista, Ana Leonor (Noni) e Carl Robert.

“Conversas: resistência e convergência”

Sob curadoria de Paulo Henrique Silva, a mostra apresentará trabalhos de 51 artistas contemporâneos do Planalto Central, que pertencem ao Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa).

Durante a exposição, o público poderá ver um recorte temporal que aborda a produção artística regional, apresentando artistas que moram e trabalham nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Dessa forma, o objetivo da mostra é apresentar a região Centro-Oeste como um dos eixos importantes que compõem a produção brasileira, já que a concentração da produção costuma ser evidenciada, principalmente, no eixo Rio/ São Paulo. Vale a pena conferir!

Serviço

Exposições simultâneas no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC)

Quando: 31/3 a 27/5

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia, GO, 74891-135

Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Entrada franca

LEIA TAMBÉM: