LANÇAMENTO

Avô e neto vencem a distância e lançam livro juntos

A pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa, fazendo com que nossas relações sociais…

Mateus Monti Moraes e seu avô Mário Sérgio de Moraes (Foto: Divulgação)

A pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa, fazendo com que nossas relações sociais fossem reinventadas. Foi preciso se afastar da escola, do trabalho, dos amigos e até mesmo de alguns parentes, colocando em primeiro lugar a saúde e a segurança. Em meio a tantas tragédias e notícias desesperadoras, algumas pessoas conseguiram encontrar esperança e transformar o momento em uma oportunidade para fazer algo diferente. O livroTudo Acaba em 10” é um bom exemplo disso!

Desde seus 3 anos de idade, o pequeno Mateus era acostumado a passar algumas tardes com seus avós, Mário Sérgio e Eliane. Por lá, uma de suas atividades preferidas era contar histórias. Desenvolveram então uma dinâmica onde cada um contava uma parte da história: um começava, o outro continuava e o último terminava.

Com o tempo foram surgindo personagens, locações e uma linha narrativa consistente, que sempre faziam o garoto viajar em sua criatividade e imaginação. Foi assim durante muito tempo, até que em 2020, quando Mateus já tinha 10 anos, a pandemia acabou interrompendo o fluxo narrativo e afetivo que envolvia a ida do pequeno para a casa dos avós.

tudo acaba em 10

Mateus e seus avós, Mário Sérgio e Eliane (Foto: Divulgação)

Impossibilitados de manter a dinâmica, procuraram algumas alternativas para burlar a distância física. Foi assim que reinventaram o processo e continuaram a criar personagens e histórias, agora à distância. Começaram então a registrar suas criações em uma carta por escrito, através de bilhete que o pai de Mateus, Luiz Guilherme, intermediava, fazendo papel de “leva e traz”.

O livro “Tudo Acaba em 10” começava a ser criado. O que antes eram apenas histórias contadas, passaram a ser registradas e os personagens foram ganhando mais força, desenvolvendo mais personalidade. Foi aí que a avó levantou a possibilidade de tudo ser transformado em livro.

Mario Sérgio, professor universitário e autor de várias obras, mostrou o material para seu editor, que imediatamente quis editar tudo e levar a ideia adiante.

Me sinto muito feliz com o lançamento do meu livro. Durante a pandemia tive que trabalhar minha imaginação, pois tinha muito tempo ocioso. Também a distância do meu avô foi um momento difícil e o livro ajudou nos aproximando de alguma forma”, diz o jovem escritor, Mateus, que completa: “Espero que o público goste e fique feliz com um livro escrito por avô e neto durante a pandemia”. 

As histórias, que são ilustradas por Pedro Caraça, contam sobre aventuras dentro de celulares, a escola, inevitáveis rixas entre meninos e meninas, monstros e abordam até alguns assuntos sérios, como a solução para problemas de poluição.

Segundo o avô: “Foi o Mateus o responsável pela ludicidade, imaginação das situações e as personagens fantasiosos. Brincando criava. Eu dei somente um encaixe narrativo. E fazia desafios a ele”. 

O livro “Tudo Acaba em 10” já está disponível para venda no site da Editora Capella e também na Amazon, nas versões em português e inglês,