Espetáculo ‘Chapeuzinho Esfarrapado’ faz turnê por cidades de Goiás
Espetáculo tem entrada gratuita
O espetáculo “Chapeuzinho Esfarrapado”, inspirado no conto escandinavo Tatterhood, inicia uma circulação por três cidades goianas em setembro. A peça, que aborda igualdade de gênero, tem direção de Camila de Sant’Anna e Lidia Olinto, e texto da dramaturga premiada Márcia Zanelatto.
A montagem acompanha a trajetória da protagonista Conceição, que enfrenta o personagem Trácado em sua cozinha, espaço simbólico de autodesenvolvimento e resistência. Para se proteger, a personagem cria receitas de amor-próprio e sabedoria, conduzindo o público por uma narrativa poética e inclusiva.
No elenco estão Silvia Paes e Mattoso Ribeiro, que interpretam os personagens centrais da história.
As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de setembro, no Teatro Goiânia Ouro (Goiânia); 19 e 20 de setembro, no Cine Teatro São Joaquim (Cidade de Goiás); e 26 e 27 de setembro, no Theatro Sebastião Pompeu de Pina (Pirenópolis).
Segundo a diretora Camila de Sant’Anna, “Chapeuzinho Esfarrapado” é uma das poucas histórias feministas do folclore mundial. Isto porque, os antropólogos que iam ‘colher’ essas histórias tradicionais, eram em sua maioria homens. Então, a alegria que sinto ao dirigir esse espetáculo é a de colaborar com a constituição de um imaginário coletivo feminista desde a infância”.
Ela também destacou a expectativa para a temporada em Goiás. “Justamente, por ser tão próximo do DF e por grande parte da equipe ter origens familiares nas cidades, que iremos apresentar”, afirmou.
Para a dramaturga Márcia Zanelatto, o espetáculo busca incentivar reflexões em diferentes faixas etárias. “Esperamos com esse jogo cênico inspirar crianças e adultos a elaborarem seus processos de autoproteção e de amor próprio e, da mesma forma, estimular o diálogo sobre como cultivar relações saudáveis entre meninos e meninas, com respeito ao espaço e à expressão de cada um”, disse.
ANOTA AÍ
Circulação – “Chapeuzinho Esfarrapado”
Quando: nos dias 12, 13, 19,20, 26 e 27 de setembro
Onde: Teatro Goiânia Ouro (Goiânia), Cine Teatro São Joaquim (Cidade de Goiás) e Theatro Sebastião Pompeu de Pina (Pirenópolis).
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Peça: com audiodescrição e intérprete de Libras
Entrada gratuita