Gastronomia

No Dia da Mulher, conheça cinco chefs mulheres que arrasam na gastronomia em Goiás

As mulheres vêm cada vez mais reivindicando e conquistando seus espaços na sociedade e no…

As mulheres vêm cada vez mais reivindicando e conquistando seus espaços na sociedade e no mercado de trabalho, a gastronomia goiana não fica para trás. Em Goiás, as chefs brilham nos mais variados espaços: seja comandando cozinhas de buffets e grandes restaurantes, lecionando gastronomia, escrevendo livros, promovendo os produtos regionais ou em consultorias pelo país, elas definitivamente arrasam.

Para homenageá-las, o Mais Cinco selecionou cinco chefs que atuam em Goiás e botam a mão na massa. Nossos parabéns a elas e todas as mulheres, sejam elas chefs, cozinheiras ou só mesmo boas de garfo!

Moema Machado (@moema.machado)

A jovem Moema Machado é um dos principais nomes da panificação no estado. Atualmente ministra cursos e oferece consultorias sobre panificação com turmas esgotadas em todo o país. No início deste ano, teve destaque internacional no perfil oficial do Instagram, divulgando seu amor pelo pão para o mundo todo.

Emiliana Azambuja (@e.m.i.a.z.a.m.b.u.j.a)

Reconhecida por privilegiar produtos regionais e promover uma cozinha com emoção, Emiliana é chef e consultora gastronômica para eventos. Além de reconhecida como chef do ano pela revista Veja em 2007 e 2011, já obteve medalha de prata na etapa América do prêmio Global Chefs, do World Association of Chefs Societies.

Márcia Pinchemel (@marciapinchemel)

Apesar de ser baiana, Márcia Pinchemel levanta a bandeira dos produtos regionais goianos com louvor. Os frutos do cerrado, inclusive, são tema de livro escrito por ela. Além disso, é uma das principais entusiastas do ensino da gastronomia em Goiás.

Valerie Lafay (@valerielafay)

A chef francesa formada em gastronomia chegou ao Brasil com 18 anos. Lafay trouxe na bagagem todos os ensinamentos da culinária francesa tradicional, que hoje podem ser degustados pelos clientes do restaurante Kabanas do shopping Flamboyant, onde ela é a chef de cozinha.

Tati Mendes (@tatimendes)

Tatiana Mendes representa uma nova geração de mulheres da gastronomia: além de professora, é blogueira e hiper conectada. Nas redes sociais, posta quase tudo do que degusta e do que cozinha e suas postagens podem ser seguidas pela hashtag #embuscadagarfadaperfeita. No ano passado, representou Goiás como finalista entre os melhores chefs nacionais no prêmio Dólmã.