Estação Ferroviária terá espetáculo de luzes que conta os 93 anos de Goiânia
Projeção gratuita criada pelo artista goiano Paulinho Pessoa será apresentada neste sábado (24), a partir das 18h30, durante o Festival Viva Goiânia
Ir direto pra matéria
A fachada Art Déco da Estação Ferroviária vai se transformar em uma tela gigante para contar a história de Goiânia neste sábado (24), aniversário de 93 anos da capital. O espetáculo gratuito de projeção mapeada começa às 18h30, na Praça do Trabalhador, e reúne fotografias antigas, animações e referências à arquitetura, à cultura e às transformações da cidade.
Batizada de “Goiânia — 93 anos de histórias, arte e movimento”, a apresentação foi criada pelo artista visual goiano Paulinho Pessoa e integra a programação do Festival Viva Goiânia, que também terá shows gratuitos de Seu Jorge, Murilo Huff e outros artistas na região da Estação Ferroviária.
Da construção da capital aos dias atuais
O espetáculo conduz o público por diferentes momentos da história de Goiânia, começando pelos primeiros mapas e desenhos que deram origem à cidade, em 1933. Fotografias históricas restauradas, documentos e registros de diferentes décadas ganham movimento por meio de animações digitais projetadas diretamente sobre a fachada do prédio.
A arquitetura Art Déco, uma das marcas da identidade visual da capital, também faz parte da narrativa. Em uma das cenas, a mão do próprio artista aparece desenhando os contornos da Estação Ferroviária, destacando os traços geométricos e os detalhes da construção.
A apresentação ainda reúne homenagens a artistas plásticos, músicos, jornalistas, comunicadores e outras personalidades ligadas à história de Goiânia. Pinturas, esculturas, grafites e referências ao sertanejo, ao rock e à MPB ajudam a mostrar a diversidade cultural da cidade.
O Cerrado também ganha espaço na projeção, com imagens da natureza, dos parques, dos monumentos e de lugares que fazem parte da memória afetiva dos goianienses.
LEIA TAMBÉM
Espetáculo é criação de artista goiano

A criação e a direção de arte são de Paulinho Pessoa, artista visual, VJ e designer gráfico goiano que trabalha com projeções mapeadas e experiências audiovisuais em espaços arquitetônicos.
Com especialização em video mapping, o artista participou de projetos ligados aos Jogos Olímpicos Rio 2016, à Expo Dubai 2021 e a festivais e eventos culturais no Brasil e no exterior.
Para encerrar a apresentação, a fachada da Estação Ferroviária receberá uma sequência de cores, formas geométricas e movimentos inspirados na identidade visual das comemorações dos 93 anos de Goiânia.
A projeção faz parte da programação gratuita do Festival Viva Goiânia, que ocupa a Avenida Goiás e a região da Estação Ferroviária com shows e atividades culturais ao longo do sábado.
ANOTA AÍ
Evento: Goiânia — 93 anos de histórias, arte e movimento
Data: Sábado (24)
Horário: A partir das 18h30
Local: Estação Ferroviária de Goiânia – Praça do Trabalhador
Entrada: Gratuita
Criação e direção de arte: VJ Paulinho Pessoa