CULTURA

Museu Antropológico da UFG recebe a 2ª Feira Intercultural com participação de expositores indígenas

Evento contará com exposição de artes, pintura corporal e apresentações artísticas

Museu Antropológico da UFG recebe a 2ª Feira Intercultural
Foto: Reprodução/Jornal UFG

No próximo domingo (16/7), o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) abrirá suas portas para sediar a 2ª Feira Intercultural. Com aproximadamente 80 expositores indígenas, o evento promete trazer uma experiência rica em diversidade cultural. Os expositores serão estudantes da licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), apresentando artes, pintura corporal e performances artísticas.

Além disso, a feira será marcada pelo lançamento do livro “Os segredos das aves: comunidades do Xingu” e por uma atividade de observação e registro de aves em parceria com o Projeto Óia Passarinhar. Aqueles que desejarem participar dessa dinâmica com as aves poderão se inscrever até sábado (15/7). O evento ocorrerá das 14h às 18h.

A vice-diretora do MA/UFG e coordenadora de Intercâmbio Cultural do Museu Antropológico, Rossana Klippel de Souza José, ressalta a importância das feiras protagonizadas por alunos indígenas no MA/UFG. Segundo ela, a participação de alunos, professores, interlocutores do NTFSI e outros agentes culturais colabora para o sucesso do evento. A Feira Intercultural, que antes era voltada principalmente para os povos indígenas, agora busca contemplar outros grupos, como as comunidades quilombolas, ampliando sua proposta e permitindo a participação de diversos expositores interessados.

Além da venda de artes, a feira também proporcionará conversas e compartilhamento de saberes. O público que visitará a feira terá a oportunidade de conhecer os significados, procedências e autores de cada objeto adquirido. Essa troca de informações e conhecimentos enriquece a experiência cultural do evento.

A vice-diretora ressalta ainda que o MA/UFG e o Núcleo Takinahakỹ possuem uma parceria sólida, e a feira é uma forma de manifestação dessa colaboração, visando a difusão do patrimônio e da diversidade cultural presente na região. A primeira edição da Feira Intercultural, realizada em fevereiro, foi um sucesso de público, despertando interesse em novas edições.

Serviço

2ª Feira Intercultural

Quando: 16 de julho

Onde: Museu Antropológico da UFG – Setor Leste Universitário