PIANO

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta recital em homenagem às mulheres compositoras

Que tal apreciar um bom concerto no meio da semana? Nesta quinta-feira (5 de maio),…

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta recital de piano
A orquestra apresenta o recital de piano "Desvelar" (Imagem ilustrativa - Pexels)

Que tal apreciar um bom concerto no meio da semana? Nesta quinta-feira (5 de maio), a Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta mais uma edição da “Série Música de Câmara”, com o recital de piano chamado “Desvelar”.

Com participação das pianistas Dalila Kaismer, Isabela Araujo e Vanessa Melo, o concerto acontece na Sala de Ensaios da orquestra, no Parthenon Center, a partir das 20h, com entrada franca para quem quiser acompanhar.

No entanto, vale ressaltar que a entrada será liberada a partir das 19h30, apenas para as primeiras 160 pessoas que chegarem no espaço, de acordo com a capacidade de público da sala. Não será necessário retirar ingressos antecipadamente.

Sobre o recital “Desvelar”, da Orquestra Sinfônica de Goiânia

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Orquestra Sinfônica de Goiânia (@orquestrasinfonicadegoiania)

Vinda do latim revelare, desvelar é o ato de tornar visível o que estava escondido; revelar algo. Dessa forma, o concerto se realiza como um convite à reflexão sobre o apagamento de mulheres compositoras.

Ao longo da história da música, especialmente falando sobre a música clássica, várias compositoras talentosas acabaram esquecidas, já que a ideia era de que a mulher não teria lugar para compor. Enquanto isso, outras sequer tentaram, já que o meio sempre foi bastante masculino.

Esse é um dos principais fatores para que obras femininas não fossem capazes de sobreviver até os dias de hoje, e as que restam, tampouco são tocadas.

Clara Schumann (1819-1896), por exemplo – uma das intérpretes e compositoras de maior renome da tradição musical, e que mesmo assim não tem o reconhecimento que merece – chegou a escrever que durante um período, desistiu da ideia de compor.

Houve uma altura em que pensei que tinha talento criativo, mas desisti dessa ideia; uma mulher não deveria ter o desejo de compor: se nenhuma mulher foi capaz de o fazer, por que razão deveria eu fazê-lo?”, escreveu.

Dessa forma, o recital da Orquestra Sinfônica de Goiânia surge da necessidade de incluir e dar visibilidade para a música composta por mulheres, revelando a arte daquelas que um dia, foram silenciadas. Obras de Eunice Katunda, Edino Krieger, Cécille Chaminade e Camargo Guarnieri serão apresentadas.

Serviço

Recital de piano “Desvelar” – Orquestra Sinfônica de Goiânia

Quando: 5/5 (quinta-feira)

Onde: Parthenon Center – R. 4, 515 – St. Central, Goiânia – GO, 74020-904

Horário: abertura da sala às 19h30 / concerto às 20h

Entrada franca, limitada às primeiras 160 pessoas

LEIA TAMBÉM: