INVESTIMENTO

Goiás: MinC libera R$ 18 milhões para restauração e construção de espaços de vivência cultural

Recurso faz parte dos investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)

Teatro Goiânia vai ganhar restauração com a PAC para a Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (Foto Secult Goiás)
Teatro Goiânia vai ganhar restauração com a PAC para a Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (Foto Secult Goiás)

Dos 13 projetos cadastrados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC para Cultura), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) teve 11 projetos aprovados. Goiás vai receber cerca de R$ 18 milhões para Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura e obras de restauro. O recurso faz parte dos investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e deve ser liberado ainda em 2024 pelo Governo Federal.

No âmbito de restauração, serão contemplados o Teatro Goiânia, na capital, e o Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Já para as nove propostas de Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura, os municípios selecionados são: Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Cidade Ocidental, Hidrolândia, Padre Bernardo, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto e Trindade.

O programa PAC para Cultura prevê a construção de espaços culturais públicos com atenção especial para áreas de vulnerabilidade social, promovendo integração entre cultura, esporte, lazer, inclusão social e digital, formação e produção criativa. Os novos centros também visam proporcionar ações de saúde e combate à violência.

Na opinião da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o empenho da Secult Goiás deixará um legado material. “Esse resultado positivo é a prova de que estamos atentos às oportunidades e aos prazos, pois a nossa meta é que a cultura esteja viva em cada município goiano”, destaca.