Teatro

Cia de Teatro Sala 3 apresenta espetáculo ‘Cora Coralinha’ neste sábado (30)

“Cora Coralinha” é a maneira magica que a Cia de Teatro Sala 3, coloca em…

“Cora Coralinha” é a maneira magica que a Cia de Teatro Sala 3, coloca em cena partes de um todo de Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que foi uma poetisa e contista brasileira que escreveu obras que atingiram níveis de qualidade literária jamais alcançada até agora por nenhum outro poeta do Centro-Oeste brasileiro.

Mulher simples, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos cotidianos do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Os elementos folclóricos que faziam parte do cotidiano de Ana serviram de inspiração para este espetáculo, que por meio de três obras infantis: “Meninos Verdes”, “A moeda de ouro que o pato engoliu”, “As cocadas” e outras poesias da autora edificaram uma linguagem cênica onde a poesia goiana, a dança, o teatro de bonecos, o folclore e o teatro de rua se tornam herança ou ate mesmo uma influencia artística para resgatar o universo lúdico desta que escrevia com simplicidade e desconhecimento acerca das regras da gramática.

O espetáculo “Cora Coralinha” traz a simplicidade poética das obras de Cora que também era Aninha e que numa representação torna-se nesta produção Cora Coralinha, a poetisa menina que encanta com suas palavras uma trupe de atores desencantados com a realidade dura e fria das caminhadas da vida.

O encontro é magico, ela vem não se sabe de onde, aparece não se sabe como, dizendo-se perdida, toca os artistas com suas historias e eles resolvem ajudá-la a chegar até a casa da ponte. É no desenrolar desta aventura de volta para a casa que toda a sabedoria de Aninha (Cora Coralina) é mostrada através de trechos de poesias e contos infantis da autora que são costurada em retalhos numa dramaturgia irreverente e engraçada.

A dramaturgia é mais um elemento revelador no conjunto da obra, sendo desenvolvida pela atriz e dramaturga Aline Isabel, mineira, porém naturalizada goiana, foi escolhida pela Cia. de Teatro Sala 3 para desenvolver o texto com intuito de manter a função e objeto desse espetáculo que é a emancipação e difusão da cultura goiana.

A encenação do espetáculo da Cia. de Teatro Sala 3 parte da concepção de uma representação lúdica sobre a importância dessa escritora na literatura brasileira, e como uma trupe, que é o espelho de uma sociedade cansada pela realidade repressiva e sem brilho, é posta a perceber um novo olhar, quando apresentada a um abrir e fechar de livros, entre uma pagina e outra, entre historias guardadas que até agora não foram encenadas. É como se no mundo fantástico e real de Aninha é que encontrássemos arte e o fôlego para caminhar, com a magia e a beleza necessária.

O espetáculo musicado procura através da musica, da poesia e do teatro bonecos, resgatar o teatro infantil e o teatro de rua em uma representação simples, artesanal, e colorida para apresentar a inocência daqueles que não foram marcados pela rotina dura das grandes cidades, e pela realidade cinza de uma maturidade ganhada à duras penas. A encenação parte de elementos folclóricos muito vistos no cotidiano descrito nas obras de Cora Coralina, trazendo a tona uma cultura popular rica em belezas e conhecimentos.

Por isso partimos da sensibilidade desta goiana para apresentar ao publico infantil a poesia e a força desta autora como forma de reviver sua obra que não é apenas poética e bonita, mas universal.

Serviço:

Data: 30 de junho às 17h
Local: Teatro SESC Centro
Endereço: Rua 15, esquina com a rua 19, – Setor Central – Goiânia – Goiás
Ingressos: Inteira (14,00) Meia (7,00) Comerciário e dependente (5,00) Conveniado (6,00)
Antecipado: www.bilheteriadigital.com.br
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração do espetáculo: 50 minutos