Drive-in

“Experiência marcante”, diz professor de cinema sobre antigo Auto Cine Canoeiro

Lisandro Nogueira lembra de como era o cinema drive-in de Goiânia

Cinema drive-in seria bem-vindo em Goiânia (Foto J. R. Eyerman)
Cinema drive-in seria bem-vindo em Goiânia (Foto J. R. Eyerman)

Um verdadeiro sucesso entre os goianos nos anos 70, o Auto Cine Canoeiro, extinto drive-in da capital, deixou apenas uma tela deteriorada exposta no Setor Santa Genoveva e boas memórias entre seus antigos visitantes. Em um bate-papo com o professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lisandro Nogueira, o Mais Goiás descobriu que o local marcou a vida de várias pessoas.

Lisandro informou que foi poucas vezes ao drive-in, por ser considerado “longe”. Mas, segundo ele, se lembra muito bem do local. “Das vezes que fui, tive uma experiência marcante. Você entrava com o carro, havia um bar, os atendentes e os filmes geralmente eram lançamentos do cinema mundial. Estava sempre lotado. As pessoas iam para ver filmes e namorar. A projeção era boa, com imagens das salas de cinema”, avalia.

Considerado um dos maiores especialistas de Goiás em cinema na atualidade, Lisandro possui o título de doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu ponto de vista profissional e pessoal, seria ótimo que a capital tivesse um novo drive-in. “Goiânia tem mais de um milhão de automóveis em circulação. É uma experiência única e diferente. A cidade ganharia bastante e os filmes de grande público seriam bem acolhidos na tela grande”, acredita.

O professor nota que, mesmo com a alta tecnologia das salas de cinema e com a facilidade oferecida pelos streamings, um drive-in em Goiânia teria o seu merecido valor. “A experiência é diferente. Um drive-in é outra coisa. Tenho certeza de que o público jovem gostaria bastante de viver isso. Afinal, a tela grande é a melhor maneira de usufruir um filme”, pontua.

Apesar de acreditar que o estilo de cinema seria bem-vindo de volta à capital, Lisandro não vê o local do antigo Auto Cine Canoeiro como um ponto estratégico. Segundo ele, os espaços mais adequados seriam estacionamentos de shoppings ou na Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Quem ama cinema, com certeza gostaria de ir em um drive-in”, acredita a cinéfila e crítica de cinema Déborah Tomaselli.

Para a cinéfila e crítica de cinema Déborah Tomaselli, as pessoas que amam o cinema ficariam facilmente encantadas com um drive-in em Goiânia. Ela acredita que, apesar das tecnologias, essa é uma forma diferente de consumir e apreciar um bom filme.

A crítica contou ao Mais Goiás que gostou muito de ver um filme de dentro do carro, ao lado de seu marido, quando Goiânia recebeu o Dive Gyn e o Drive In Retrô. As atrações temporárias reuniram inúmeros amantes da tela grande, que puderam desfrutar da experiência de um drive-in.

Déborah revela que amou viver aquele momento. “Eu amei e foi muito legal curtir um cinema no conforto do meu carro, com a minha privacidade, desfrutando de uma boa telona. É diferente do cinema tradicional e do streaming. É uma experiência nova e eu adoraria que voltasse para Goiânia”, finaliza.