COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Fátima Gavioli apresenta resultados da Educação em Goiás durante seminário em São Paulo

Em evento promovido pelo Instituto Ayrton Senna, na capital paulista, governo de Goiás mostra medidas adotadas que garantiram avanços da Educação no estado

Gavioli apresenta resultados da Educação em Goiás, em evento realizado em São Paulo (foto Seduc)

A secretária Fátima Gavioli apresentou os resultados alcançados na Educação pelo governo de Goiás no Seminário da Alfabetização 360º, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. O estado é o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Brasil.

Ela lembrou a parceria com a Associação Bem Comum, o programa AlfaMais Goiás, que é a “Alfabetização na Idade Certa” e relatou também que outra iniciativa relevante do governo foi o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Educação em Goiás, junto com grande articulação política no estado. “Isto proporcionou a alteração na Constituição Estadual que determinou que 10% do ICMS seja distribuído com base nos resultados dos municípios na alfabetização. A medida levou vários municípios a ganharem mais e investirem mais em Educação”, enfatizou.

Em 2023, foi entregue, pela primeira vez, um prêmio para os municípios que mais investiram em educação e que conseguiram melhores resultados na leitura e na escrita dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental. Foram 150 escolas vencedoras, que recebem R$ 80 mil cada, e 150 escolas são fomentadas, dentro do Prêmio LEIA. “As melhores adotam aquelas escolas que não estão tão bem no nosso processo de avaliação. Isso deu tão certo que, agora, nesta semana, divulgamos que várias escolas fomentadas estão entre as que melhor alfabetizaram no estado”, citou Gavioli.

Outro projeto de alfabetização de Goiás que chamou a atenção dos participantes do seminário é a distribuição de material didático específico para a alfabetização dos povos originários que vivem no estado.