Apresentador da MTV Brasil acusa agentes da PM paulista de racismo durante abordagem
Spartakus Santiago disse que os policiais já chegaram lhe abordando com a arma apontada para a cara
Ir direto pra matéria
O apresentador da MTV Brasil, Spartakus Santiago, acusou, através de uma live, dois agentes da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) de racismo durante uma abordagem. Segundo o profissional, ele estava mexendo no celular quando ocorreu o episódio, na manhã desta segunda-feira (04/10).
Spartakus, que também é influenciador, disse ainda que foi abordado “com a arma na cara” por dois policiais. Segundo o relato, os militares teriam dito que o apresentador estava com “uma atitude suspeita” por ter ficado parado por cerca de 10 minutos olhando para o celular. O apresentador, entretanto, afirma que apenas mexia no aparelho telefônico.
“Esses dois policiais vieram apontando a arma pra mim, me tratando como se fosse um bandido. Trataram como atitude suspeita porque fiquei 10 minutos parado mexendo no celular”, disse.

Apresentador realizou uma live para falar sobre o assunto (Foto: reprodução – redes sociais)
Apresentador da MTV Brasil diz que “se fosse branco e loiro” não passaria pela situação
Ainda na gravação, ele acusa os policiais de racismo e disse que se fosse “um jovem branco e loiro” em seu lugar não teria passado pela mesma situação. Ainda na live, ele afirmou que, como saiu de casa para fazer uma caminhada, não estava com documentos pessoais.
“Se você é negro, não adianta ser honesto, trabalhador. Se você tem a cor de quem é marginalizado, você vai ser tratado como tal. Pode virar publicitário, youtuber, apresentador da MTV, o que for. Não adianta! Nunca seremos respeitados”, desabafou.
O apresentador foi liberado pouco tempo depois. No vídeo, é possível ouvir um dos policiais dizer que se tratou de uma “abordagem de rotina”.
Caso apresentador MTV: PM nega racismo ou autoritarismo
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que “abordagem ocorreu conforme os protocolos vigentes na instituição”. Além disso, alegou que “em nenhum momento o influencer foi ofendido ou agredido pelos policiais militares”.
O órgão ainda afirmou que, devido ao fato do apresentador não estar com a documentação, os agentes precisaram” consultar o COPOM para confirmar sua identificação”.
Apresentador recebeu apoio nas redes socais
Após a repercussão do caso, Spartakus recebeu apoio de diversos artistas e anônimos nas redes sociais.
O escritor e consultor de diversidade Samuel Gomes classificou o ocorrido como “racismo”. Além disso, ele prestou solidariedade ao apresentador. “Espero que você esteja bem”.
O ex-BBB Gil do Vigor também se manifestou nas redes sociais. O povo preto não tem um dia de paz! Que triste começar a semana assim. Há quem diga que o racismo no Brasil acabou, mas não, ele está tão enraizado que não estamos nem perto de ver isso acabar”.
O povo preto não tem um dia de paz! Que triste começar a semana assim. Há quem diga que o racismo no Brasil acabou, mas não, ele está tão enraizado que ainda não estamos nem perto de ver isso acabar. @spartakus estamos com VC! https://t.co/ixV54OyHwd
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) October 4, 2021
Veja a íntegra da nota da SSP-SP
[olho author=””]
A Polícia Militar esclarece que a abordagem ocorreu conforme os protocolos vigentes na Instituição. O influencer Spartakus Santiago em nenhum momento foi ofendido ou agredido pelos policiais militares. Como ele não portava documentos foi necessário consultar o COPOM para confirmar sua identificação.
As fiscalizações e abordagens realizadas pelos policiais militares seguem protocolos rigorosos e amparados pela legislação brasileira, constituem-se importante ferramenta de trabalho policial e, em grande parte, foram responsáveis pelas quase 5 mil armas e 131 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a agosto deste ano.
Comprovado que não há nada de ilícito ou irregular com a pessoa abordada ela é imediatamente liberada, tal qual aconteceu no caso e pode ser observado nas imagens do vídeo.
[/olho]