Cachorro doa sangue para ‘aumiga’ e vídeo emociona a web; assista
"Fez mamãe chorar de orgulho", disse tutora no vídeo que viralizou nas redes sociais

Um vídeo emocionante tem viralizado nas redes sociais e arrancado lágrimas dos internautas. Nas imagens, um cachorro da raça golden retriever doa sangue para uma ‘aumiga’ que iria passar por uma cirurgia delicada e precisava de uma bolsa de sangue.
De acordo com a tutora, foram realizados exames e os dois cães eram compatíveis para a doação. O processo é feito pela veia jugular, e o golden se comportou de forma exemplar, sem precisar de sedação. “Foi um verdadeiro herói”, disse a tutora. No fim, a ‘aumiga’ Lucy se recuperou bem em casa, cheia de saúde e amor.
- Cachorro volta a enxergar após cirurgia e vídeo arranca lágrimas de internautas; assista
A comoção foi geral no X: “Me fazendo chorar a essas horas?”; “Que vídeo lindo!”; “Queria dar um abraço e um beijo nele” e “Imaginei ele paradinho na hora de doar, pensando ‘tá doendo, mas é pro bem da amiguinha’”, foram alguns dos comentários.
Cachorro doa sangue para ‘aumiga’ e vídeo emociona a web; assista
ele salvou a vida da amiguinha 🥺 pic.twitter.com/c2Gb6G65qu
— iti malias (@itimaliasof) April 9, 2025
- Vídeo de cachorro paraplégico ansioso para usar cadeira de rodas; assista
O que nem todo mundo sabe é que cachorros podem doar sangue e, muitas vezes, salvam vidas de outros animais. Assim como nos humanos, é preciso que o animal esteja saudável, com vacinação em dia e dentro da faixa de peso adequada — geralmente acima de 25 kg. Antes da doação, são feitos exames para garantir que tudo está bem e que há compatibilidade sanguínea.
A coleta é rápida, feita pela veia jugular, e o procedimento é seguro. Na maioria das vezes, como aconteceu no vídeo, não há necessidade de sedação. A quantidade retirada não prejudica a saúde do animal, que logo volta às atividades normais. A prática, ainda pouco conhecida, é fundamental em situações de emergência, cirurgias e tratamentos de doenças que causam anemia em cães.
- Garoto chora no aniversário de 18 anos de cachorro: “Meu companheiro já não enxerga bem”