HOMENAGENS

Cantores da MPB lamentam morte de Preta Gil

Ela realizava tratamento nos Estados Unidos, mas teve uma piora no quadro clínico e não resistiu

Preta Gil morreu aos 50 anos após uma longa batalha contra um câncer no intestino. Foto: Instagram / Mynd
Preta Gil morreu aos 50 anos após uma longa batalha contra um câncer no intestino. Foto: Instagram / Mynd

A notícia da morte de Preta Gil abalou o cenário da musical. A cantora faleceu no domingo (20/7), após uma longa batalha contra um câncer de intestino. Ela realizava tratamento nos Estados Unidos, mas teve uma piora no quadro clínico e não resistiu. Importantes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) usaram as redes sociais homenagens à artista, lembrando sua alegria, força e trajetória marcada por autenticidade e coragem.

A assessoria de Gilberto Gil, pai de Preta, informou que a família está cuidando da repatriação do corpo e pediu compreensão e respeito neste momento de luto. “Assim que possível, divulgaremos informações sobre despedidas”, diz a nota.

LEIA TAMBÉM: Mais que artista, Preta Gil foi uma potência na publicidade inclusiva

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)

Milton Nascimento expressou solidariedade à família Gil: “Muito triste pela partida tão precoce da querida Preta Gil. Os meus mais sinceros sentimentos ao meu grande irmão, Gilberto Gil, Sandra Gadelha, Flora Gil, Francisco, e todos os familiares e amigos”, escreveu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Milton Nascimento (@miltonbitucanascimento)

O cantor Djavan destacou o legado de amor e talento de Preta: “Ah querida Preta, que tristeza… Nossos sentimentos a toda família Gil, seus muitos e queridos amigos e fãs. Fica sua força, alegria, seu talento, sua luta e seu imenso amor. Descanse em paz. 💔”

Gal Costa, por meio de sua equipe, também se despediu da afilhada: “Com profundo pesar, nos despedimos de @pretagil, afilhada muito amada de Gal. Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade a Sandra, Gil, Francisco, à família, amigos e a todos os fãs que hoje choram essa grande perda. Descanse em paz, Preta.”

A homenagem de Ana Carolina recordou os momentos vividos ao lado da amiga e revelou a forte conexão artística e afetiva entre as duas. “Hoje o palco perdeu verdade. Perdeu cor, perdeu coragem.
[…] Quando ouvi o vibrato da voz da Preta, eu comecei a encorajá-la a cantar, quando ela ainda estava descobrindo essa vontade dentro de si. Para encorajá-la mais ainda eu e Antonio Villeroy escrevemos a primeira música de trabalho dela — Sinais de Fogo. […] Ver a artista e a mulher que ela se tornou foi um orgulho silencioso que sempre levei comigo. […] Vai na luz minha eterna pretinha!”, disse. 

Chico Buarque compartilhou nos stories um vídeo em que Preta canta com pai, Gilberto Gil. Por fim, Ney Matogrosso deixou sua mensagem: “Descansa Preta.”