Streaming

Crítica: Beckett – Netflix

O filme começa com aquele casal em lua de mel, todo feliz, curtindo os monumentos…

(Foto: Reprodução/Netflix)

O filme começa com aquele casal em lua de mel, todo feliz, curtindo os monumentos históricos da Grécia, e a todo instante existe um clima de que algo ruim logo vai acontecer. O diretor italiano Ferdinando Cito Filomarino faz a sua estreia na Netflix com um suspense onde coloca o protagonista J. Beckett, interpretado por John David Washington, em uma situação trágica que muda completamente os planos de sua viagem com a esposa, e tudo isso em meio a uma conspiração política que tem crescido no pais grego, e que envolve não somente troca de poderes, mas o sequestro do filho de um dos opositores de um partido extremista.

“Beckett” começa com uma ótima construção de ambiente, e tensão, que nos deixa completamente instigados. Quando acontece o conflito que coloca o protagonista no meio deste jogo de interesses, Filomarino é assertivo ao construir um ritmo frenético que, assim como o protagonista, também não sabemos o que está acontecendo, nem os motivos para este ser perseguido por uma dupla de policiais – que o querem morto.

O problema com “Beckett” é que em certos momentos o enredo parece não saber como fugir da repetição, e há pouco criatividade na jornada de fuga e luta pela sobrevivência de Beckett. Quando os mistérios vão se revelando, faz menos sentido ainda tanta preocupação dos vilões pelo personagem, já que ele é claramente um ‘cego em tiroteio’ no meio da situação e pouco tem à acrescentar ao conflito. Mas como é necessário colocá-lo integrado ao todo, o roteiro estica e faz o que pode para torná-lo peça importante da resolução. Mas de modo geral, o coitado realmente não tinha importância.

Entre problemas de ideias e um ritmo realmente envolvente do começo, “Beckett” entrega um saldo relativamente positivo, e Washington faz o que pode para tornar a experiência mais interessante, mas não deixa de ser um filme irregular e pouco memorável.

Beckett/ITÁLIA, BRASIL, GRÉCIA – 2021

Dirigido por: Ferdinando Cito Filomarino

Com: John David Washignton, Alicia Vikander, Boyd Holbrook, Vicky Krieps…

Sinopse: Um casal em férias cai numa armadilha para uma violenta conspiração com consequências trágicas.

Beckett movie review & film summary (2021) | Roger Ebert