Seriado

Crítica: Estação Onze (minissérie) – HBO Max

As pessoas precisam falar mais sobre “Estação Onze” (Station Eleven), esta pérola que estreou no…

(Foto: Reprodução/HBO)

As pessoas precisam falar mais sobre “Estação Onze” (Station Eleven), esta pérola que estreou no HBO Max, e que além de trazer uma história pertinente ao momento atual (um surto de gripe mata 99% do planeta), a série é exemplar na maneira como conta sua história, indo e vindo no tempo, mas sempre de maneira que faz sentido e sem quebrar a tensão, e emoção, de seus grandes momentos dramáticos.

Mundos pós-apocalípticos não são novidade na cultura pop, e temos centenas de obras que lidam com o tema de diferentes maneiras (zumbis, aliens, vírus, fúria da natureza, meteoros, etc, etc, etc). Mas diante do mundo em que estamos atualmente, o tema se torna bem mais pessoal, e assustador, para o expectador.

Baseado na obra literária escrita por Emily St. John Mandel (lançada originalmente em 2014), “Estação Onze” possui como catarse central uma gripe que sofreu mutação e matou quase todo o planeta. Aos poucos, energia, gasolina e internet foram chegando ao fim, e o mundo como o conhecemos hoje foi se transformando em um lugar inóspito e sem vida.

A série até lembra o realismo do excelente filme “Contágio”, e passa longe de exageros e irrealismos na maneira como apresenta uma pandemia mortal. É assustador e angustiante, e o roteiro é preciso ao explorar a efemeridade da vida, e mostrar para nós, o público, como somos totalmente dependentes das estruturas sociais criadas pelo ser humano. Além de mostrar como somos descartáveis diante de uma força maior, e que fama, status, seguidores ou emprego não importam, ou fazem diferença, quando não se tem mais uma sociedade como a conhecemos – temas nada novos, mas transmitidos com tanta afeto, tensão e humanidade que o resultado é primoroso.

Mas o grande trunfo, em minha opinião, de “Estação Onze” são os personagens e a importância que o texto oferece a cada um deles. Seja nos momentos antes da pandemia, ou durante, ou após, cada um é carregado de problemas críveis, com vidas de fácil identificação, portanto, a resolução dos dramas e conflitos tornam-se muito mais poderosos e emocionantes. A pandemia é apenas um cenário de fundo, mas o comportamento humano é o principal personagem. E a cada novo episódio, a série agrega mais importância, e profundidade, a eles.

Tocante, triunfal e inesquecível, “Estação Onze” é um colosso bem amarrado com o selo de qualidade HBO. Recomendado!

Station Eleven Season 1/EUA – 2021

Número de episódios: 10

Criado por: Patrick Somerville

Com: Mackenzie Davis, Himesh Patel, Matilda Lawler, Gael Garcia Bernal…

Station Eleven: série sobre pandemia do HBO Max ganha trailer; veja! | Minha Série