Cinema

‘Duna’ passa pela censura na China e não será cortado

Os censores chineses aprovaram o filme de ficção científica “Duna” de Denis Villeneuve para lançamento…

(Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Os censores chineses aprovaram o filme de ficção científica “Duna” de Denis Villeneuve para lançamento no maior mercado cinematográfico do mundo. O filme anunciou oficialmente que chegará às telas locais este ano, embora ainda não tenha definido uma data de lançamento.

No final de junho, a Warner Bros. alterou a data de lançamento do filme de 1º para 22 de outubro, em meio a uma grande reformulação de programação pela empresa. Uma grande consideração para o estúdio pode ter sido que se o título tivesse sido lançado em 1º de outubro conforme planejado, teria coincidido com o feriado do Dia Nacional de 1º de outubro na China e as semanas subsequentes do período protecionista durante o qual há um apagão não oficial nos títulos estrangeiros para impulsionar as vendas de filmes de propaganda local. Outros tipos de blockbusters, locais e importados, devem retornar aos cinemas por volta do dia 22 de outubro.

A data posterior também reforça suas perspectivas de bilheteria na China. Se “Duna” fosse lançado em 1º de outubro na HBO Max antes de um lançamento no cinema chinês, suas vendas na China provavelmente teriam sido significativamente afetadas pela pirataria, especialmente porque o HBO Max não está disponível no continente.

A notícia do sinal verde para o lançamento de “Duna” na China foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores chineses, muitos dos quais já estão classificando-o como um dos maiores eventos cinematográficos do ano.