HOMENAGEM

“Esculpir Cora Coralina é uma honra”, diz artista responsável por nova obra

Na próxima sexta-feira (18) será inaugurada, na Cidade de Goiás, a nova estátua em homenagem…

estátua obra cidade de goiás
(Foto: Cleider José)

Na próxima sexta-feira (18) será inaugurada, na Cidade de Goiás, a nova estátua em homenagem a Cora Coralina. No último sábado (12), moradores do município se assustaram ao notar o sumiço do monumento anterior, que será restaurado e mudado de local, segundo a prefeita da cidade, Selma Bastos (PT).

Cleider José de Souza, artista responsável pela nova obra, contou ao Mais Goiás como surgiu o convite para a confecção da imagem. “O pessoal da prefeitura entrou em contato comigo e eu aceitei o convite. Eles enviaram algumas referências e, primeiramente, fiz a escultura digital em 3D. Apresentei o primeiro esboço e pediram apenas para que eu deixasse o livro mais próximo à Cora Coralina“, explica.

“Depois de aprovada, fiz a estátua na argila. Após ela ficar pronta, a prefeita veio e aprovou, dizendo que a fisionomia estava do jeito que queria. Então, parti para a parte da fundição, que é fazer a obra no bronze para depois limpar e polir. Algumas partes precisaram ser soldadas“, narrou. “Por último, foi preciso passar um ácido para que a estátua ficasse com aquele efeito amarronzado”, continua o artista.

"Esculpir Cora Coralina é uma honra", diz artista responsável por nova obra

(Foto: Cleider José)

Segundo Cleider, a escultura de Cora Coralina tem cerca de 1,55m e levou cerca de dois meses para ficar pronta. Para o artista, foi especial ter feito a estátua, que será inaugurada na data em que se comemora o aniversário de 19 anos que a Cidade de Goiás recebeu o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

“Para mim significa muito porque eu conheço a história dela. Poder esculpir Cora é uma honra, até porque somos goianos e ela é nossa poetisa, conhecida em todo Brasil“, conclui Souza.

De acordo com a prefeita da Cidade de Goiás, a troca de monumentos foi necessária pois a anterior é feita de barro e não suporta as ações do tempo. Com isso, ela será restaurada e mudada de local.

“Nossa Cora Coralina feita de barro foi retirada da ponte, vai ser restaurada pela artista plástica Mariana Jácomo e será colocada em outro local. Ela continuará podendo ser visitada por moradores e visitantes de nosso município”, explica.

Após 35 anos da morte de Cora Coralina, obra ainda encanta

Leia também: Polícia investiga desaparecimento de escultura em formato de pênis; confira imagem