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Filtros do Instagram chegam ao fim nesta terça-feira (14)

A decisão impacta mais de 2 milhões de efeitos desenvolvidos por terceiros, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas

Filtros do Instagram chegam ao fim nesta terça-feira (14) A decisão impacta mais de 2 milhões de efeitos desenvolvidos por terceiros
Foto: Reprodução/Instagram

Os filtros de realidade aumentada (AR) criados por usuários não estarão mais disponíveis no Instagram e no Facebook a partir desta terça-feira (14). A decisão impacta mais de 2 milhões de efeitos desenvolvidos por terceiros, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas, que deixarão de ser acessíveis nas plataformas da Meta.

A mudança ocorre devido ao encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a criadores independentes desenvolver e publicar efeitos usados publicamente. Essa ferramenta contava com cerca de 600 mil desenvolvedores espalhados por 190 países, segundo a Meta.

Com o fim da Meta Spark, apenas os filtros próprios da companhia continuarão disponíveis no Instagram e Facebook. Até o final de 2023, a Meta havia desenvolvido aproximadamente 160 filtros próprios, que seguem acessíveis para os usuários.

De acordo com a Meta, a decisão é parte de uma estratégia para concentrar investimentos em outras prioridades, como o desenvolvimento de óculos de realidade aumentada.

Usuários que já utilizaram filtros criados por terceiros em conteúdos como stories ou reels não terão suas publicações impactadas. No entanto, não será possível acessar ou usar novos efeitos criados por terceiros.

O anúncio marca o fim de um período de sete anos que ajudou a popularizar os filtros na rede social.

Ferramentas dentro do Spark – como o Meta Spark Studio (para criar efeitos), o Meta Spark Player (para testar e visualizar os filtros) e o Meta Spark Hub (para disponibilizá-los e gerenciá-los) – também serão desativadas, o que vai impedir que criadores publiquem, administrem ou desenvolvam novos efeitos.

*Via O Globo