MÚSICA

Fim de semana terá lives de Lady Gaga, Marília Mendonça, Roberto Carlos e mais; confira

Neste fim de semana, alguns dos maiores artistas do planeta vão mais uma vez unir…

Fim de semana terá lives de Lady Gaga Marília Mendonça Roberto Carlos
Grandes ídolos juntam-se à onda de lives transmitidas pela internet, seja em apresentações solo ou em grandes festivais virtuais

Neste fim de semana, alguns dos maiores artistas do planeta vão mais uma vez unir o mundo em torno de canções, mas desta vez cada um em sua casa. De Marília Mendonça a Roberto Carlos, de Lady Gaga a Paul McCartney, grandes ídolos juntam-se à onda de shows transmitidos pela internet, seja em apresentações solo ou como parte de grandes festivais virtuais.

Desde o pioneiro Concerto para Bangladesh, de George Harrison, em 1971, passando pelo Live Aid, em 1985, e o Live 8, em 2005, grandes shows se tornaram uma forma de enfrentar grandes tragédias — tanto pelo caráter lúdico das apresentações quanto pela possibilidade de arrecadar fundos para caridade.

A pandemia de coronavírus trouxe desafios inéditos, como a recomendação do isolamento social que cancelou festivais e fechou casas de show, causando prejuízos ainda inestimáveis ao setor. Nem por isso, a música parou de servir de abrigo.

A movimentação começou com apresentações isoladas, no Instagram. Em Portugal, o festival Fico em Casa chamou atenção nas redes sociais. O GLOBO organizou o #tamojunto, que teve quase cinco milhões de visualizações e edições ao longo de três fins de semana com atrações como Rodrigo Amarante, Adriana Calcanhotto, Humberto Gessinger, Elba Ramalho, Paulo Miklos e Zélia Duncan. Astros como Chris Martin (Coldplay) e John Legend também cantaram em seus perfis, pelo festival Together at Home. Logo vieram as lives superproduzidas dos sertanejos, com Gusttavo LimaJorge & Mateus e Marília Mendonça, batendo recordes de audiência e arrecadando milhões de reais para comunidades e ONGs. Agora, chegou a hora do Live Aid das lives.

Na internet e na TV

Neste sábado, mais de cem artistas e personalidades da mídia estarão no One World: Together at Home, festival com curadoria de Lady Gaga, organizado pela ONG Global Citizen em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A escalação impressiona: além de Gaga, lendas do porte de Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder e Eddie Vedder misturam-se a astros pop contemporâneos, como Billie Eilish, Lizzo, J Balvin, Maluma, Taylor Swift e a brasileira Anitta. Mas não é só. Especialistas em saúde, comediantes, atores, atletas e celebridades em geral também vão dar as caras no evento ancorado pela nata dos apresentadores da TV americana: Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert.

O One World trará apresentações dos astros em suas próprias casas e será transmitido pelas principais redes sociais e plataformas de streaming. No Brasil, Multishow e Globoplay (aberto para não assinantes) exibem a íntegra do evento de forma simultânea com os EUA, das 15h às 23h.

— Achei a iniciativa incrível. Um movimento que homenageia profissionais que estão no front desta luta e incentiva a conscientização e a união do mundo todo — comemora Tiago Leifert, que vai abrir a transmissão na Globo, no Multishow e no Globoplay, “chamando o público para passar horas com tantos talentos”. — Aliás, poucas coisas unem mais do que a música.

O show começará com um grande bloco ao vivo, entre 15h e 21h, com nomes como Anitta, Adam Lambert, Maluma, Luis Fonsi e Matthew McConaughey. A partir daí, as principais atrações começam com apresentações inéditas, mas pré-gravadas. Este especial de duas horas será exibido também pela TV Globo, após o “Altas Horas”.

— A vantagem de ser pré-gravado é que os produtores recebem esses vídeos caseiros e podem dar uma melhorada tanto no áudio quanto no vídeo. Numa transmissão por internet, a gente sabe que o sinal pode cair. — explica Bruna Demaison, gerente de programação do Multishow, que estará à frente da transmissão do One World. — Mesmo sendo apresentações acústicas, em sua maioria, estamos tentando chegar ao máximo de qualidade possível.

Acostumada a transmitir grandes eventos ao vivo, como Rock in Rio e Lollapalooza, a executiva cita desafios específicos de um festival sem sede fixa e digital.

— Diminuímos ao máximo o número de pessoas envolvidas na transmissão, então vamos receber o sinal de fora no prédio da Barra, produzir isso e mandar para as plataformas do grupo. Normalmente, cada canal teria sua própria operação. Agora, centralizamos. E outra grande diferença é que precisarei estar em contato direto com uma pessoa nos Estados Unidos. Temos um pré-roteiro, mas ele muda o tempo todo e não podemos ficar no escuro, sem saber quando o Tiago Leifert entra, quando vai ter intervalo…

Apelo a empresários

Vale ressaltar que o One World não foca na doação espontânea de pessoas físicas. A ideia é convocar empresários e grandes marcas a contribuir para um fundo da OMS de combate à Covid-19. O show em si pretende entreter as pessoas isoladas em casa pela pandemia e mostrar apoio a trabalhadores da saúde.

“Nós queremos arrecadar dinheiro antes de ir ao ar. Quando formos, deixem suas carteiras e cartões de crédito de lado e curtam o show”, disse Lady Gaga na coletiva de imprensa (on-line, claro) em que anunciou o evento, há duas semanas.

Sertanejos arrecadam milhões em donativos

No Brasil, o movimento também continua, com uma apoteose prometida para domingo, aniversário de Roberto Carlos. Ainda nesta sexta-feira, a partir das 19h, o festival WorkShow Live levará mais de seis horas de música transmitidas simultaneamente em dez canais de YouTube. Com isso, os artistas pretendem combinar suas bases de fãs para multiplicar doações. Entre as atrações, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Léo Santana, Dilsinho, além de Marília Mendonça, que vai apresentar o evento.

— A gente sabe que não está fácil ficar só em casa, todos estamos acostumados com as nossas rotinas e relações do dia a dia, mas essa é uma questão séria, precisamos ouvir as autoridades de saúde e seguir as orientações. As lives são uma maneira de deixar isso tudo mais leve — explica a cantora.

Marília detém recorde de audiência simultânea em um show transmitido pelo YouTube: chegou a ter 3,2 milhões de acessos durante a live que fez no dia 8. Uma semana depois, o vídeo ultrapassava os 58 milhões de visualizações. Incentivando os espectadores a doarem através de um QR Code posicionado no canto da tela, Marília conseguiu arrecadar mais de R$ 422 mil, que serão investidos em alimentos e itens essenciais para instituições na luta contra a Covid-19.

Dias antes, Jorge & Mateus anunciaram que conseguiram, através da live, arrecadar 172 toneladas de alimentos, dez mil frascos de álcool em gel e 200 cursos para área da saúde.

Ao mesmo tempo que comemoram a arrecadação, os artistas lidam com críticas por usarem, em suas transmissões no YouTube, equipes técnicas em tempos de isolamento social.

Gusttavo Lima e Jorge & Mateus chegaram a interagir com garçons mascarados, para reforçar o patrocínio das respectivas marcas de cerveja. Marília Mendonça teve equipe de oito pessoas no show de cerca de três horas.

— Eu já fiz live pelo Instagram, em que eu mesma abri a câmera no meu perfil e fiz a transmissão. Mas a ideia era levar para a galera algo com mais qualidade. Segurança e saúde devem vir em primeiro lugar, mas, assim como fizemos, é possível ter um entretenimento de qualidade e respeitar as recomendações das autoridades de saúde — defendeu a cantora.

45 minutos com o Rei

Para este fim de semana, além do One World e do Workshow Live, o cardápio de shows no YouTube traz ainda nomes como Fresno (sexta, 20h), Alexandre Pires (sábado, 16h), Wesley Safadão (sábado, 20h), Ferrugem (domingo, 16h).

E, atendendo a pedidos, teremos show do Rei. Roberto Carlos fará de seu estúdio, na Urca, uma apresentação de 45 minutos no domingo, às 19h45, em seu canal no YouTube. As duas primeiras músicas terão transmissão simultânea pela TV Globo, durante o “Domingão do Faustão”.