Instagram deixa fotos no feed mais verticais e internautas reclamam: “virou TikTok”
Mudança começou a aparecer nos últimos dias para usuários da rede social

Já percebeu que o feed do Instagram, espaço onde ficam agrupadas as fotos publicadas pelos usuários, está diferente? Pois é. A rede social passou a exibir as imagens em uma escala 4:5, mais retangulares e verticais, em substituição à organização 1:1, que tornava o layout quadrado.
A atualização mudou o layout de todas as fotos já publicadas, o que gerou uma onda de reclamações entre os internautas, que se queixaram em outras redes, como o X e no Threads. “Virou o TikTok, tá muito feio assim”, escreveu um usuário da rede.
A maioria das reclamações refere-se ao fato de a nova proporção ter desequilibrado o feed, especialmente daqueles que planejaram suas publicações considerando o layout quadrado.
A Meta e o Instagram foram procurados, mas não responderam sobre a atualização até a publicação deste texto. Questionada sobre as mudanças, a inteligência artificial da Meta no WhatsApp disse que o novo feed tem design mais limpo e minimalista.
“Tinham razão quando disseram que a pior atualização do Instagram é sempre a próxima” e “Nada me tira da cabeça q o Zuckerberg foi chifrado por uma influencer e agr ele tá tirando o filtro e o feed por vingança”, foram outros comentários na web.
quero o fim do instagram e essa palhaçada de feed vertical, coisa nojenta, asquerosa, falta de requinte, hemorroida das redes sociais pic.twitter.com/vGEgHuJdf4
— gustavo vieira (@goockie) January 17, 2025
pros usuários de android aparenta estar ainda mais bagunçado
— Cauã Costa (@eicauacosta) January 18, 2025
que troço feio 😭
Filtros do Instagram chegam ao fim
Os filtros de realidade aumentada (AR) criados por usuários não estão mais disponíveis no Instagram e no Facebook. A decisão impacta mais de 2 milhões de efeitos desenvolvidos por terceiros, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas, que deixarão de ser acessíveis nas plataformas da Meta.
A mudança ocorre devido ao encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a criadores independentes desenvolver e publicar efeitos usados publicamente. Essa ferramenta contava com cerca de 600 mil desenvolvedores espalhados por 190 países, segundo a Meta.
Com o fim da Meta Spark, apenas os filtros próprios da companhia continuarão disponíveis no Instagram e Facebook. Até o final de 2023, a Meta havia desenvolvido aproximadamente 160 filtros próprios, que seguem acessíveis para os usuários.
- Namorada de Amado Batista fecha comentários no Instagram após críticas por ser 51 anos mais jovem