PRECONCEITO

Miss SP pode ser anulado após possível caso de racismo: entenda

“Nunca me senti tão discriminada na vida", disse a modelo Ieda Favo em vídeo: assista

miss sp “Nunca me senti tão discriminada na minha vida
Modelo Ieda Favo (Foto: Reprodução Instagram

Na última quarta-feira (6) a modelo Ieda Favo, 26 anos, fez um desabafo nas redes sociais sobre o preconceito que teria sofrido durante a final do Miss Universo São Paulo, que aconteceu no último final de semana, em Ribeirão Preto. Agora, a diretora executiva do Miss Universo Brasil, Marthina Brandt, disse que o concurso pode ser anulado caso seja comprovado o racismo contra Ieda.

No Instagram, a modelo disse: “Nunca me senti tão discriminada na minha vida. Algumas pessoas me trataram muito mal! Sempre me pediam pra ficar atrás, no fundo, nos momentos das fotos e vídeos. Eu me perguntei por quê, quais eram as justificativas? Era por conta da minha cor, porque sou negra? Por conta da minha condição social, da minha cidade?”, questionou.

Representante de Guarulhos, Ieda Favo era a única negra entre as 19 candidatas. “Desde o começo tive um contato muito rude, muito hostil por parte da organização”, acrescentou.

Ainda durante o vídeo, Favo, que ficou em segundo lugar na competição, disse que não tem interesse na faixa ou na coroa. Ela explica que a motivação para o desabafo é para que outras pessoas não passem pelo mesmo que ela.

ASSISTA O VÍDEO:

Organização do Miss SP

Para a coluna ‘De faixa a coroa‘, do site F5, Marthina Brandt, disse que, a princípio, não foi visto nada em relação à denúncia de Favo. A diretora do Miss Universo Brasil afirmou que o caso será apurado.

“Solicitei que fosse apurado tudo o que a miss está apontando. Desde filmagens, fotos, relatos, tudo será levado em conta. Caso haja algum fato que comprove o que ela está falando, vamos anular o concurso e realizar outra seletiva”, disse Brandt.

Por meio de nota, a organização do estadual disse que “fará a apuração dos fatos, vez que todos os temas levantados pela miss são de extrema relevância e gravidade, contudo informa desde já que nunca houve qualquer orientação para dar preferência ou tratamento diferenciado para nenhuma candidata”.

• Participante do Miss Bumbum relembra noite com Gabigol

• Nego do Borel fala sobre saída de ‘A Fazenda’, cita racismo e nega acusações