Música

Orquestra Filarmônica de Goiás lança seu primeiro CD

A Orquestra Filarmônica de Goiás lança seu primeiro álbum nesta segunda-feira (4), às 20h, no…

A Orquestra Filarmônica de Goiás lança seu primeiro álbum nesta segunda-feira (4), às 20h, no Palácio das Esmeraldas. O CD, que foi gravado entre os dias 26 e 28 de setembro de 2015 no Palácio da Música Belkiss Spenzièri do Centro Cultural Oscar Niemeyer, tem as composições A Retirada da Laguna e o Museu da Inconfidência, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe.

A coordenação é produtor Ulrich Schneider, também responsável por álbuns Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A escolha foi feira pela direção artística da orquestra. “Eu escutei uma gravação antiga da Retirada da Laguna e soube imediatamente que este era um trabalho que deveria ser gravado e divulgado. A música de Guerra-Peixe tem uma sonoridade particular. É repleta de cor, vitalidade rítmica e invenção melódica. Eu acredito que é uma grande obra do repertório sinfônico brasileiro que havia sido negligenciada”, afirmou em divulgação o regente titular Neil Thomson.

Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis (RJ) em 1914. Compositor, arranjador e estudioso da música erudita, tocava principalmente violino e piano. Ele é considerado um dos cinco maiores da música clássica brasileira do século XX, tendo trabalhado em criações para rádio, televisão e cinema. 

A orquestra se prepara para abrir a turnê nacional nesta terça-feira (5), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Avenida Deputado Jamel Cecílio, Setor Fazenda Gameleira. A apresentação será realizada às 20h30 e a entrada é gratuita.