Ozzy Osbourne colocou 60 porcos numa igreja após polêmica com pastor; saiba o motivo
História envolveu críticas religiosas, ironia e muito cocô
A carreira de Ozzy Osbourne foi marcada por polêmicas e momentos inusitados — e um dos episódios mais bizarros aconteceu em 1988. Foi nesse ano que o roqueiro colocou 60 porcos numa igreja cenográfica como forma de protesto contra o pastor Jimmy Swaggart, que o acusava publicamente de ser uma má influência para a juventude. A história, que envolveu críticas religiosas, ironia e muito cocô, virou um dos clipes mais doidos da história do rock.
Tudo aconteceu no clipe de “Miracle Man”, primeira faixa do disco No Rest for the Wicked, o quinto da carreira solo de Ozzy. O alvo da música era Jimmy Swaggart, famoso televangelista norte-americano que pregava contra o “rock satânico” e vivia citando Ozzy como exemplo de “degeneração moral”.
- Por que Ozzy Osbourne não usava seu nome verdadeiro? saiba qual é
Acontece que, naquele mesmo ano, Swaggart foi flagrado em um motel com uma prostituta, e seu castelo de fé começou a ruir. Foi a deixa perfeita para o “Príncipe das Trevas” revidar com criatividade. No videoclipe, Ozzy Osbourne aparece em uma igreja cenográfica cercado por 60 porcos — uma clara cutucada na hipocrisia do pastor.
Só que o protesto performático acabou saindo ainda mais marcante do que o planejado. Em entrevista à revista Guitar World, Ozzy relembrou que, assim que a música começou, “todos os porcos cagaram ao mesmo tempo, porque o som estava muito alto lá dentro”. Ele completou: “Minha esposa só gritou ‘que merda!’ Eu tava com um par de botas de camurça novas e nunca mais usei. Não dava pra tirar o cheiro de bosta de porco delas”.
Ozzy Osbourne já era conhecido por sua relação excêntrica com animais: em outras ocasiões, mordeu a cabeça de um morcego durante um show e degolou um pombo em uma reunião com executivos da CBS.
No Rest for the Wicked é considerado um dos grandes registros da fase pós-Black Sabbath do cantor, que faleceu nesta terça-feira (23), aos 76 anos, deixando um legado marcante.
- Ozzy Osbourne tinha mesmo pacto com o demônio? Saiba o que o cantor respondeu